(21) 2244-2698 sepai@uol.com.br

Atendimento Clínico

Atendimento

É oferecido a aqueles que desejam sair de suas dificuldades, inseguranças, medos, angustias, mal estares e outros transtornos relativos ao sujeito em sua singularidade, considerando a família como o Outro em suas especificidades de onde sujeito realiza sua determinação.

Qual a razão de nosso trabalho?

A criança, o adolescente, o adulto e a família em suas dificuldades e sintomas;

A importância de se identificar precocemente sinais que indiquem quanto mais cedo um trabalho possa começar, inclusive antes da gravidez ou nascimento, maiores serão as possibilidades de um trabalho que privilegie o crescimento, a cura, enfim, o sujeito em sua particularidade.

Articulação com outras especialidades

As atividades do SEPAI, quando necessário, ocorrem em articulação e parceria com a Clínica médica e as outras especialidades.

Quem são os nossos clientes?

Crianças e famílias com quadros clínicos e sintomas que se apresentam em conjunto ou separado, tais como:
Problemas de ordem afetiva, emocional, educacional e social;
Psicoses e autismos em suas diferentes formas;
Dificuldades na aprendizagem;
Transtornos psíquicos relativos à gravidez;
Casos que necessitem de atendimento psicanalítico quando ocorrem repetição de sintomas e ou internações médicas, tais como: problemas respiratórios, asma ou bronquite; pneumonia; quadros infecciosos, reto – colite hemorrágica, doença de crown, entre outras;
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), entre outros transtornos;
Síndromes, fobias, enurese noturna (descontrole da urina) , anorexia (falta de fome e a não alimentação), bulimia (comer e vomitar) e obesidade infantil;
Outros casos que digam respeito ao sujeito em sua particularidade sintomática e desejante e demandem mudanças em suas vidas.

Como ser atendido no SEPAI ?

Atendimento agendado por telefone: 21 2244-2698

Horário: de segunda a sexta das 9:00 às 16:00

Os atendimentos são realizados na Rua da Quitanda, 3 – Sala 506 – Centro/RJ (próximo à Praça Mário Lago e ao Largo da Carioca).

Capacitação

O SEPAI oferece cursos de especialização, extensão, grupos de estudos, unidade de Psicanálise & Cinema e Diálogos & Interseções.

A Equipe é composta por psicólogos, médicos, e psicanalistas e tem a seguinte Coordenação:
Chefe do Serviço, Silas Cabral Bourguignon que é psicanalista especializado em Psicanálise, Psicologia Clínica e Saúde Mental. Publicou vários artigos em revistas científicas especializadas e jornais. Professor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Candido Mendes, onde coordena os Cursos de especialização Psicanálise com Crianças: Intervenção Precoce e Psicanálise e Saúde Mental. Como subsecretário de estado, presidiu o CEAD – Conselho Estadual Antidrogas (1995 a 1998), órgão de elaboração de políticas de prevenção e tratamento ao uso e abuso de drogas.

 

Estágio

Realizado na rede de Saúde Mental da Cidade do Rio de Janeiro, conforme convênio publicado no D.O da Cidade do Rio de Janeiro em 03 de Dezembro de 2018.

Opção pela Clínica: é facultado ao aluno, legalmente autorizado, o ingresso em alguma atividade clínica em instituição conveniada. Não é obrigatória, sendo uma deliberação que compete ao próprio aluno e será exercida como atividade independente, com carga horária específica, sem quaisquer custas para o mesmo, à UCAM ou instituição conveniada.

Pré-requisitos: o ingresso na atividade clínica tem como pré-requisito o pos graduando ter graduação que autorize o exercício de atividade clínica, estar matriculado e cursando no mínimo o segundo semestre do curso, além de obter aprovação em processo seletivo especifico para esta atividade realizada pela Coordenação Clínica do SEPAI.

Fechar Menu