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UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
IZEP – INSTITUTO SÃO ZACHARIAS DE ESTUDOS E PESQUISAS
SEPAI – SERVIÇO DE PSICANÁLISE EM ATENÇÃO À INFÂNCIA E À FAMÍLIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL

(Aprovado pelo MEC CNE 01/2007)

INÍCIO DE NOVA TURMA: 23 de março de 2019

OBJETIVOS

  • A teorização e o debate sobre a Clínica Psicanalítica com crianças através de aulas teóricas e estudos clínicos que coloquem em questão os clássicos da literatura, bem como os casos clínicos atendidos pelos professores e  alunos;

  • O diálogo multidisciplinar com diferentes campos do saber que têm como objeto de investigação e teorização a infância e a adolescência;
  • O desenvolvimento e o aprimoramento da escrita para a elaboração de Artigos.
  • Estágio Clínico Supervisionado.

PÚBLICO ALVO

Psicólogos, Psiquiatras, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, entre outros.

CARGA HORÁRIA

Mínimo de 432 horas / aula

 1 – Eixo Temático: Saúde Mental

Psicanálise e Atenção Psicossocial

A partir de balizas da Reforma Psiquiátrica Brasileira e de fundamentos da psicanálise aplicada à clínica, esta cadeira objetiva discutir a articulação possível entre as duas áreas presentificadas há muitos anos pelo trabalho dos psicanalistas na rede de saúde mental. Para tanto, serão tratadas principalmente a aplicação da psicanálise a instituições e a noção de ‘prática entre vários’.

Tópicos Clínicos em Saúde Mental

Articular a Psicanálise com o Campo da Saúde Mental priorizando a clínica do sujeito em suas diferentes manifestações. Interrogar o valor do diagnóstico clínico na interface entre os dois campos, considerando a prática institucional a partir da pluralidade de discursos que comporta. Promover reflexão acerca da aplicação da psicanálise às práticas institucionais, destacando a perspectiva ética que a define.

Elementos Teóricos e Clínicos da Perversão

Esta disciplina objetiva colocar em evidência, entre outros, casos da literatura e o diagnóstico diferencial em relação às demais estruturas. Busca desenvolver aspectos teóricos e interrogar as condições de possibilidade do que seria a clínica em casos relativos à estrutura da perversão.

2 – Eixo Temático: Intervenção Clínica

Clínica do Autismo

Apresentar e aprofundar a discussão teórico-clínica sobre o tema do autismo e a clínica em suas possibilidades de intervenção

A Clínica da Psicose

Introduzir princípios básicos que norteiam a clínica da psicose. Abordar as perspectivas de intervenção analítica na clínica da psicose, no trabalho individual ou em instituição. Colocar em questão o lugar do analista na direção do tratamento, o lugar da interpretação, e o tratamento possível da psicose para à infância/adolescência e adultos. Este desenvolvimento será feito em articulação as demais estruturas clínica e em função da possibilidade do tratamento de sujeitos psicóticos da rede de saúde mental.

A Clínica da Neurose

À luz das fundamentações de Freud e Lacan, esta disciplina objetiva evidenciar caso(s) clínico(s) e clássico(s) da literatura psicanalítica. Visa destacar os passos da constituição da neurose. Este desenvolvimento será feito em contraposição às demais estruturas clínicas e em função da possibilidade e lugar do tratamento de sujeitos neuróticos da rede de saúde mental.

Elementos de Fundamentação da Clínica

Apresentar elementos fundamentais para uma clínica psicanalítica, a partir de uma visão crítica do ensino de Lacan, objetivando a clínica com crianças e adolescentes.

Clínica Psicanalítica I e II (Disciplinas Obrigatórias e/ou Complementares)

Cadeira de conteúdos adicionais relativos a clínica, destacados durante o curso.

3 – Eixo Temático: Subjetividades Contemporâneas

Clínica com Adolescentes

Apresentar a conceituação de adolescência na psicanálise e as especificidades de sua clínica, tais como a questão da demanda de análise, transferência e direção do tratamento, recorrendo à discussão de casos clínicos e à reflexão sobre os sintomas mais frequentes.

Subjetividade & Contemporaneidade

Desenvolver estudo sobre as mudanças ocorridas na passagem da cultura moderna à cultura contemporânea e os efeitos daí decorrentes nas subjetividades, em especial na infância, com recorte para os chamados novos sintomas: depressão, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do pânico, dependência às drogas, anorexia, bulimia e fracasso escolar.

A Clínica das Toxicomanias

Transmitir fundamentos teórico-clínicos sobre uso, abuso e dependência de substâncias lícitas e ilícitas. Desenvolver aspectos gerais da clínica das toxicomanias e as especificidades do uso de drogas na infância e a adolescência. Relacionar as principais características da adolescência, destacando a particularidade do vínculo do sujeito com o objeto droga. Abordar a distinção entre fenômeno e estrutura, o estabelecimento do diagnóstico diferencial e sua importância na direção do tratamento.

4 – Eixo Temático: Conceitos Fundamentais

Os Quatro Conceitos Fundamentas da Psicanálise

Este curso visa apresentar a noção de sujeito e sua estrutura clínica a partir dos conceitos fundamentais da psicanálise: o inconsciente, a repetição, a transferência e a pulsão. Com isto, visa também colocar em evidência questões da clínica psicanalítica e alguns de seus impasses.

A Ética da Psicanálise

Apresentar a noção de ética na psicanálise com sua profunda diferença em relação à ética articulada à moral e ao Bem. Partindo do corte radical efetuado por Freud no campo da ética a partir da consideração da pulsão de morte, explorar as consequências teóricas e clínicas da conceituação de Lacan da ética como referida ao posicionamento do sujeito enquanto desejante, o que o conduz ao aforismo “não ceder sobre o seu desejo”.

Metapsicologia Psicanalítica

Apresentar as noções de inconsciente e pulsão enquanto conceitos específicos da teoria psicanalítica que pressupõem a linguagem e a ordem simbólica. Destacar os princípios fundamentais da teoria freudiana com relação a construção da sexualidade e da subjetividade na infância.

Introdução à Psicopatologia Psicanalítica

Apresentar e discutir as psicopatologias à luz da teoria psicanalítica. Conceituar a constituição do eu e do corpo da criança, imersa no simbólico, como função do corpo significante pertencente ao campo do Outro e o sujeito do inconsciente como efeito de linguagem. Articular a constituição subjetiva a partir do discurso do Outro e os sintomas do sujeito como resposta à entrada na ordem simbólica.

A Construção da Sexualidade

Apresentar a entrada da criança na diferença sexual e na sexualidade, como construção orientada pela economia de gozo do ser imerso no simbólico, na linguagem. Discutir a conceituação psicanalítica das sexualidades feminina e masculina.

5 – Eixo Temático: Elementos de Fundamentação

Inteligência, Debilidade e Atraso escolar

Oferecer elementos de compreensão sobre os diversos fatores que contribuem para a inteligência, debilidade e atraso escolar. Articular a relação fracasso escolar e sociedade contemporânea.

Psicanálise, Psiquiatria e Neurociências

Investigar os pontos de contato e afastamento entre as neurociências, a psiquiatria e a teoria e clínica psicanalítica.  Realizar uma análise crítica das categorias nosológicas da psiquiatria atual, as articulações dela com as ciências do cérebro e o impacto das neurociências no imaginário social contemporâneo. Oferecer noções de farmacologia e dos princípios éticos que sustentam uma clínica com medicamentos, especialmente na faixa etária infanto-juvenil, pensando as possibilidades de articulação entre psicofarmacologia e psicanálise.

Metodologia da Pesquisa – Pesquisa Em Psicanálise

Desenvolver aspectos e métodos para o desenvolvimento de pesquisas. Apresentar os percursos para o desenvolvimento de pesquisas no campo psicanalítico, tanto no que envolve prática clínica e a metapsicologia que a embasa, quanto às contribuições deste campo à epistemologia.

 

6 – Eixo Temático: Clínica com Crianças (Opcional)

Clínica com Crianças

O desenvolvimento teórico com detalhamentos e especificidades da clínica com crianças.

Intervenção Precoce: a constituição do sujeito

Desenvolver aspectos sobre a noção de intervenção precoce e a constituição do sujeito. Destacar os diversos elementos da relação mãe-bebê em suas diferentes variáveis. Apresentar uma reflexão acerca da presença do psicanalista nas unidades de tratamento infantil do ambiente hospitalar.

Relações Precoces e o Feminino

Apresentar contextualização histórica colocando em evidencia as diferenças e aproximações entre Freud, os chamados pós-freudianos e o ensino de Lacan, a partir dos principais conceitos postulados por estes autores em relação à sexualidade feminina, a maternidade, a relação de objeto, a direção do tratamento, a transferência e fim de análise.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – Jornadas, Fóruns de Psicanálise, Psicanálise & Cinema, entre outras.

Atividades Extracurriculares – Jornadas, Fóruns de Psicanálise, Psicanálise & Cinema, entre outras.

A Coordenação é exercida por Colegiado que tem a seguinte composição:

Coordenação do SEPAI: Silas Cabral Bourguignon

Professores: Ana Martha Maia,  Eduardo Brandão,  Lucia Perez e Ondina Machado.

Dra. Ana Martha W. Maia, Psicóloga (CRP: 05-12063) e Psicanalista, Mestre em Psicologia Clinica (PUC – Rio), Dra. em Psicologia (UFRJ), Dra. em Literatura (PUC -Rio), Pós Doutora em Literatura Comparada(UERJ). Membro da EBP/AMP. Membro Associado do ICP-RJ.

Dra. Ana Paola Frare, Doutora em Pesquisa e Clínica Psicanalítica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005), psicanalista e professora de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Experiência como supervisora na rede de atenção psicossocial e nas estratégias de desinstitucionalização, bem como nas áreas de saúde coletiva, saúde mental e psicanálise. 

Dr. André Luis de Oliveira Lopes, Psicanalista, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Pesquisa e Clínica em Psicanálise da UERJ, Mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do IBMR Laureate, da Universidade Candido Mendes – UCAM e do SEPAI – Hospital São Zacharias.

Dra. Christiane da Mota Zeitoune, Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Mestre em Psicologia Clinica pela PUC/RJ. Psicóloga do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, onde exerce atualmente a função de Coordenadora de Saúde Integral e Reinserção Social. Atuou como professora substituta da Universidade Federal Fluminense no período de 2011-2012.

MSc. Clara Lucia Inem, Mestre em Teoria e Clínica em Psicanálise – UERJ. Doutoranda pela UVA. Psicanalista Membro da E. de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Psicóloga e Supervisora do Núcleo de Estudos em Atenção ao Uso de Drogas-NEPAD/UERJ- 1980-2004. Supervisora da Residência Médica e Residência em Saúde Mental do Instituto Philippe Pinel- 1987-2004. Supervisora do CAPS-ad Vanderlei Marins – Sec. Mun. Saúde de Nova Iguaçu- 2006-2008. Professora do SEPAI/UCAM e Universidade Veiga de Almeida-UVA

Dra. Claudia Escórcio Gurgel do Amaral Pitanga, psicóloga e psicanalista, Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Projetos da Associação Fluminense de Reabilitação. Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada das FAMATH. Membro da Práxis Lacaniana/Formação em Escola.

Dra. Cláudia Henschel de Lima, mestre e doutora pela UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia. UFF. Coordenadora do Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas. Coordenadora do Centro Regional de Referência em Álcool e Outras Drogas – SENAD/UFF. Supervisora do CAPS – AD de Volta Redonda. Membro da AUPPF. Membro da EBP/AMP).

Dra Cristiana Carneiro, Psicóloga, psicanalista (Spid), mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio, doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta do Departamento de Educação da UFRJ e Coordenadora do NIPIAC-UFRJ.

Dr. Eduardo Ponte Brandão, doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Psicólogo do Tribunal de Justiça – RJ. Professor de Psicologia Jurídica da Escola de Magistratura do Estado do RJ. Professor dos cursos de pós-graduação em Psicologia Jurídica e de graduação em Pedagogia da UCAM – AVM – Faculdade Integrada. Autor do livro  “Nem Édipo, nem Barbárie: genealogia dos laços entre Aliança e Sexualidade” e Co-organizador do livro “Psicologia Jurídica no Brasil”.

Dr. Fabio Malcher,  psicanalista, mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica IP/UFRJ. Pesquisador do projeto “Circulando e traçando laços e parcerias: atendimento para jovens autistas e psicóticos em direção ao laço social” – IP/UFRJ. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Dra. Flavia Chiapetta de Azevedo é psicanalista, doutora em Teoria Psicanalítica, pela UFRJ, autora do livro “O lugar possível do analista na direção do tratamento com autistas!”, editora Jurua. Analista Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ

Dra. Julia Reis S. Mendonça é psicanalista, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Psicopedagoga (UERJ). Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM. Psicóloga Hospitalar do HUAP/UFF

Dra. Lucia Maria de Freitas Perez, Psicóloga, Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria – IPUB/UFRJ. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO. Membro do Corpo Freudiano.

Dra. Márcia A. Zucchi, Psicanalista, Especialista em Psicologia Clínica Mestre em Ciências da Saúde (IFF-Fiocruz), Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ), Diretora Tesoureira da Seção Rio da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), Membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Membro do Colegiado de Coordenação do Curso.

Dra. Mariana Mollica da Costa Ribeiro, Psicóloga e Psicanalista (EBP/ICP-RJ). Mestre e doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Professora do Departamento de Psicologia da UFRJ. Pesquisadora e Professora Associada da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica (IPUB/UFRJ). Supervisora do CAPS Arthur Bispo do Rosário e da Área Programática 4.0.

Dra. Ondina Maria Rodrigues Machado, Doutora em Teoria Psicanalítica pelo IP/UFRJ, Mestre em Ciências da Saúde pelo IPUB/UFRJ. Professora do Curso de Especialização em “Psicanálise: subjetividade e cultura” do I. de Ciências Humanas do D. de Psicologia da UFJF. Supervisora do Projeto Digaí Maré e Diretora da EBP- Seção Rio. Membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).

Dra. Rejane de Moura Nunes, Especialista em Saúde Mental (ESAM/IPUB/UFRJ), Especialista em Reabilitação Psicossocial e Organização de Serviços (ESAM/IPUB/URFRJ), Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pela Universidade de Barcelona (UB). É Preceptora da Residência Multiprofissional e Supervisora do Programa de Estágio em Saúde Mental do Instituto Municipal Philippe Pinel.

Dr. Rossano Cabral Lima, Médico Psiquiatra infantil, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, com período de doutorado no Instituto Max Planck de História das Ciências de Berlim (Alemanha). Professor do mestrado e doutorado do IMS/UERJ, onde também exerce atividade de direção.

 

Sábados – 3 sábados ao mês, das 9:20 às 16:20 hs.

Recesso: previsto em partes de Julho, Dezembro e Janeiro.

Duração do Curso: 4 Semestres

INÍCIO DE NOVA TURMA: 23 de março de 2019

INSCRIÇÃO – R$150,00 (cento e cinquenta reais). O aluno somente estará habilitado ao processo seletivo mediante apresentação de comprovante de pagamento do valor de inscrição que pode ser pago diretamente na instituição.

O curso tem valor à vista que pode ser consultado na secretaria do curso, podendo ser pago em parcelas da seguinte forma:

Datas e Valores:

30/31 a 05/mês – R$ 657,11

De 6 a 10/mês – R$ 754,03

Valor normal sem desconto – 11 a 15/mês: R$ 817,90

A primeira parcela do curso refere-se à matrícula e será quitada imediatamente à aprovação no processo de seleção.

DESCONTOS

Ex-alunos que fizeram graduação na UCAM;

Funcionários da Rede de Atenção Psicossocial do Município do Rio de Janeiro;

Outros – CONSULTAR

OBS.: Serão considerados ex-alunos aqueles que efetivamente concluíram algum curso de graduação na UCAM, sendo obrigatória apresentação do certificado de conclusão. Para funcionários da Rede é necessário apresentação da carteira funcional.

MATRÍCULA / INSCRIÇÃO
A Matrícula deverá ser realizada no SEPAI / Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas, em sua sede a Rua da Quitanda, 3, sala 506, Centro – Rio de Janeiro, pelo candidato ou seu representante legal munido de procuração, através de agendamento no telefone 21 2244-2698.

Deverá ser realizada “pré-inscrição” aqui: FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI. Imediatamente será feito contato telefônico para agendamento da efetivação da mesma.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Cópia do Diploma da Graduação (Uma cópia autenticada) ou declaração de conclusão, indicando que o diploma está em andamento;
  • Histórico Escolar da Graduação (Uma cópia autenticada);
  • Curriculum Vitae;
  • Memorial;
  • Documento de identidade e CPF. Psicólogos devem apresentar identidade do CRP;
  • Duas fotos 3 x 4;
  • Comprovante de residência.
  • Memorial: máximo de duas páginas, contendo, preferencialmente os seguintes aspectos:
    • Atividades profissionais ou estágios realizados, quando realizados;
    • Apresentação das razões que trazem o aluno ao Curso de Especialização, expectativas e objetivos;

OBS:
* Exceto Cópia do Diploma e Histórico, os demais documentos podem ser cópias com apresentação dos documentos originais;

* Quando do valor parcelado, as parcelas do curso sofrem reajustes todo mês de fevereiro.

SELEÇÃO

Análise Curricular e Entrevista

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