SOBRE O SEPAI
O HOSPITAL SÃO ZACHARIAS Apesar de estar atualmente fechado, o Hospital iniciou suas atividades para atendimento infantil e primeiramente localizava-se no morro do Castelo, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Com o desmonte do morro, na década 1920, a Santa Casa da Misericórdia construiu novo Hospital à entrada do atual Túnel Novo, bairro de Botafogo, situado na Avenida Carlos Peixoto, 124.
SEPAI – SERVIÇO DE PSICANÁLISE EM ATENÇÃO À INFÂNCIA E A FAMÍLIA
A criação do SEPAI - Serviço de Psicanálise em Atenção à Infância e a Família no Hospital São Zacharias aconteceu no ano de 2004. Deu-se em função da necessidade identificada pela Direção de ampliar as atividades de atendimento psicológico. As atividades do SEPAI foram iniciadas com a coordenação do Psicanalista Silas Cabral Bourguignon e assistência da Psicóloga Márcia Hassen. Tendo em vista a demanda nas atividades clínicas ambulatórias e a necessidade de acolhimento psicológico junto aos demais Serviços o então diretor do Hospital, Dr. Adelson Vilela Costa, com sua acurada sensibilidade aos problemas da alma humana, estima especial pela psicanálise, incentivou formas de capacitação, e por conseguinte, aumento no quadro de psicólogos e estagiários para implementação das atividades clínicas.
CRIAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
CURSOS DE EXTENSÃO
Sempre foi tradição da Santa Casa o ensino, a especialização e formação, com atividades clínicas para alunos e profissionais. Em abril de 2004, o SEPAI forma com a CAE – Coordenação de Assuntos Educacionais do Hospital a primeira turma. O curso era realizado em dois módulos. Ao fim do primeiro módulo os alunos poderiam se candidatar a dar início às atividades clínicas. Assim, implementamos as atividades do SEPAI.
CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA (Aprovado pelo MEC conforme Resolução nº 1, de 6 de Abril de 2018).
1 - PSICANALISE COM CRIANÇAS: INTERVENÇÃO PRECOCE
No desenvolver das atividades do SEPAI, identificamos que o Curso de Extensão com duração de dois semestres era insuficiente para as atividades clínicas que desenvolvíamos no Hospital. Com o aprofundamento teórico que a psicanálise com crianças exige, com a responsabilidade que tínhamos com a clínica que realizávamos, com as supervisões, entendemos a necessidade de transformar em 2006 o Curso para Especialização lato senso. As atividades acadêmicas passaram a ter maior números de horas aulas, duração de 3 semestres, aulas realizadas sextas feiras e sábados.
2- PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL
Por uma demanda externa por atendimento e expectativa que nos chegava de especialização na área, resolvemos criar em 2014 a Pós-graduação em Psicanálise e Saúde Mental. Para nossa satisfação, o SEPAI possui em seu Corpo Docente Psicanalistas com longa experiência na área.
3- PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Para o enriquecimento teórico e clínico de nosso programa, em 2024 criamos o Curso Psicanálise com Crianças e adolescentes, com consequente fechamento da oferta do Curso Psicanálise com Crianças; intervenção precoce, devido a sobreposição de conteúdos, mas, contudo, contando com novas cadeiras, em especial, Clínica com Adolescentes e Clínica com Bebês, articulada a uma possível intervenção precoce, com professores com rica experiência teórica e clínica no Brasil e exterior, nesta clínica dos primórdios tão delicada.
4- TRANSTORNOS ALIMENTARES, TOXICOMANIAS E O CORPO NA CLÍNICA DOS EXCESSOS
Pelas demandas externas e fenomenos que identificamos na clínica, resolvemos criar este programa de pos graduação com tres dimensões intimamente relacionadas, visando articular teória e clínica das compulsões alimentares: anorexia, bulimias e obsidade. Alem disto, desenvolver aspectos da teoria e clínica em relação ao uso e abuso de drogas licitas e ilicitas. Articulado a tudo isto, fomos convocados a pensar a teoria e clinica dos excessos e modificações no corpo, o que implica colocar em questão, em especial, as tecnologias da área médica, o excesso de uso de farmacos e o discurso da ciência e da cultura contemporânea.
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – SEPAI – UNIMAIS
Os Cursos desde 2014, devido mudança na legislação do MEC, mesmo acontecendo até 2016 nas dependências do Hospital São Zacharias – Santa Casa, passaram a ter a responsabilidade de gestão acadêmica da Universidade Cândido Mendes, sendo em ato contínuo protagonizados pelo SEPAI, válido ressaltar, por ter nascido no Hospital São Zacharias, e por conseguinte, por seu notório e reconhecido saber. A partir de 2020, com a pandemia, as aulas tiveram que acontecer de forma ON LINE sob a gestão pedagógica do SEPAI, experiência que até então não tínhamos, apesar das demandas vindas de vários estados e exterior. A partir de 2021, com a riqueza dos equipamentos pedagógicos, de tecnologia, publicação, responsabilidade social e democratização no acesso à educação e a cultura, pela experiência acumulada no ensino ON LINE com avaliação de excelência pelo MEC, fizemos a opção de nossos Cursos de Pos Graduação terem a responsabilidade acadêmica do Centro Universitário UNIMAIS, com continuidade de gestão pedagógica do SEPAI em função de longa experiência acumulada e corpo docente na maioria doutores, com experiencia e formação em universidades e instituições internacionais.
FORMATO E DURAÇÃO
A duração dos Cursos é de 4 semestres, aula ON LINE, interativas, com participação e trocas efetivas entre professores e alunos, além de serem gravadas e enviadas em até 24 horas, podendo o aluno ter acesso as mesmas em nossa plataforma durante todo o percurso do curso e mais três meses.
SEPAI - EXTENÇÃO E PÓS GRADUAÇAO EM PSICANÁLISE
Com o fechamento do Hospital São Zacharias da Santa Casa, nossas atividades, Coordenação e Secretaria Acadêmica passaram para a Rua da Quitanda, 3, grupo 506, Centro – Rio de Janeiro. Com a consequente mudança de perfil de nossas atividades, nossa instituição passou a ser denominada SEPAI – Extensão e Pós Graduação em Psicanálise.
COORDENAÇÃO GERAL
SilasBourguignon Psicanalista
Psicanalista com estudos especializados em Psicanálise com Crianças, Saúde Mental, Psicologia Clínica e Educação (USU/IPUB-UFRJ/SANTA CASA-RJ/UCAM). Experiencia internacional em Cuba(1997) com participação em Congresso sobre Educação Especial. Nos EUA, através da USIA -1998, visita a várias instituições de tratamento, com atividade de colaboração técnico - cientifica sobre redução de danos na Universidade Columbia (New York- New York). Na França(1998) - Paris, atividade técnico - cientifica no Centro Marmotan. Na Holanda(2000), realizada visitas técnico - científicas à Centros de acolhimento ao Abuso de drogas injetáveis(Arnhem e Amsterdam). Publicou artigos em revistas científicas especializadas e jornais. Preside o Colegiado de coordenação dos Cursos de especialização Psicanálise com Crianças e Adolescentes e Psicanálise e Saúde Mental. Como subsecretário de estado, presidiu o CEAD – Conselho Estadual Antidrogas, órgão de elaboração de políticas de prevenção e tratamento ao uso e abuso de drogas.
© All Rights Reserved SEPAI - Clínica e Pós Graduação em Psicanálise