SEPAI
CLÍNICA E PÓS GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE


PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES


MATRÍCULAS ABERTAS


   AULAS ON LINE  
(Aprovado pelo MEC conforme Resolução nº 1, de 6 de Abril de 2018)
CLIQUE NO ÍNDICE ABAIXO:
APRESENTAÇÃO, MÓDULO IMERSÃO EM CONCEITOS CRUCIAIS E OBJETIVO(S)

O SEPAI foi criado em 2005 no Hospital São Zacharias da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. A primeira turma da Pós-graduação teve início em 2006. Com a pandemia, em 2020, nossas aulas passaram a ser ON LINE. Atualmente temos alunos em todo o Brasil e no exterior. Oferecemos um fértil e fecundo projeto acadêmico resultante de nossa experiência com um renomado corpo docente composto em sua maioria por professores doutores com trabalhos reconhecido no Brasil e no exterior. Nossa transmissão é realizada através Disciplinas Teóricas e Clínicas, Cursos de Extensão de livre acesso dos alunos, Congressos Internacionais e Jornadas Clínicas anuais.

MODULO IMERSÃO EM CONCEITOS CRUCIAIS DA PSICANÁLISE
Tem por objetivo apresentar aos novos alunos conceitos indispensáveis para o entendimento de conceitos cruciais da psicanálise, além de desenvolver conteúdos teóricos e clínicos, a saber: os sonhos em sua gramática; o sujeito como efeito da linguagem, a Metáfora Paterna, o Nome do Pai e o Inconsciente; a escolha da Estrutura: Neurose, Psicose e Perversão; o conceito de objeto "a" e a fantasia; o corpo e suas vicissitudes e a economia pulsional na cultura.

OBJETIVO GERAL
Apresentar as bases teóricas e clínicas da psicanálise com bebês, crianças e adolescentes, através da transmissão dos fundamentos da obra de Freud e ensino de Lacan, além de autores pós freudianos, destacando os desafios clínicos tão evidentes na contemporaneidade.

OBJETIVO(S) ESPECIFICOS(S)
Problematizar a Clínica Psicanalítica com crianças e adolescentes através de aulas teóricas e estudos clínicos que coloquem em questão os clássicos da literatura e a clínica na contemporaneidade; Transmitir fundamentos teóricos sobre a constituição do sujeito e a importância das intervenções clínicas nas relações de risco no estabelecimento do laço mãe-bebê; Destacar o brincar, as entrevistas preliminares, direção do tratamento e ao manejo da transferência; Desenvolver a partir da clínica aspectos sobre a interpretação, o trabalho com os pais e o que deve se operar na análise com bebês, crianças e adolescentes.

PÚBLICO ALVO
Graduados em qualquer Curso reconhecido pelo MEC que desejam entendimento e aperfeiçoamento na teoria, na clínica e formação em psicanálise.

CARGA HORÁRIA: 420 horas/aula.

AULAS INTERATIVAS
As aulas são interativas, entre 3 e 4 sábados mensais, com participação e trocas efetivas entre professor e aluno. Sao gravadas e disponibilizadas em até 24 horas, podendo ser encontradas em nossa plataforma a qualquer tempo, onde o aluno também tem acesso ao programa das cadeiras, textos publicados, teses, dissertações, livros em domínio público e muito mais.

NOSSA EXPERIENCIA NA TRANSMISSÃO
Mais do que o aprendizado da teoria psicanalítica, após mais de 20 anos dedicados à transmissão da psicanálise, somado aos anos de experiência de nossos professores, nossa proposta é transmitir ao aluno a psicanálise como uma práxis, cuja clínica e o autorizar-se psicanalista resulta de um percurso singular. A partir da transmissão de sua ética, você terá acesso ao mais abrangente Curso ON LINE de Psicanálise do Brasil

 
PROGRAMA

1 – Eixo Temático: Clínica com Crianças e Adolescentes

Clínica com Crianças
O desenvolvimento teórico com detalhamentos e especificidades da clínica com crianças.

Clínica com bebês
Conhecer instrumentos de detecção precoce de problemas no desenvolvimento e na constituição psíquica. A transmissão da possibilidade e importância das intervenções clínicas com bebês e seus fundamentos teóricos.

Clínica com Adolescentes
Apresentar a conceituação de adolescência na psicanálise e as especificidades de sua clínica, tais como a questão da demanda de análise, transferência e direção do tratamento, recorrendo à discussão de casos clínicos e à reflexão sobre os sintomas mais frequentes.

2 – Eixo Temático: Intervenção Clínica

Clínica do Autismo
Apresentar e aprofundar a discussão teórico-clínica sobre o tema do autismo e a clínica em suas diferentes possibilidades de intervenção.

Clínica da Psicose
Introduzir princípios básicos que norteiam a clínica da psicose. Abordar as perspectivas de intervenção analítica na clínica da psicose, no trabalho individual ou em instituição. Colocar em questão o lugar do analista na direção do tratamento, o lugar da interpretação, e o tratamento possível da psicose para à infância/adolescência e adultos. Este desenvolvimento será feito em articulação as demais estruturas clínica e em função da possibilidade do tratamento de sujeitos psicóticos da rede de saúde mental.

Clínica da Neurose
À luz das fundamentações de Freud e Lacan, esta disciplina objetiva evidenciar caso(s) clínico(s) e clássico(s) da literatura psicanalítica. Visa destacar os passos da constituição da neurose. Este desenvolvimento será feito em contraposição às demais estruturas clínicas e em função da possibilidade e lugar do tratamento de sujeitos neuróticos da rede de saúde mental.

Transtornos Alimentares - Optativa
Apresentar a teoria da clínica psicanalítica envolvendo compulsões alimentares, anorexia, bulimia e obesidade através de casos clínicos. Abordar os transtornos alimentares a partir da passagem do fenômeno manifesto à estrutura psíquica e à importância do diagnóstico diferencial. Desenvolver as balizar fundamentais para orientação das entrevistas iniciais, delimitando às coordenadas que definem a modernidade e a contemporaneidade seguido a lógica de que a clínica do sujeito implica necessariamente a clínica da civilização na qual ele se encontra inserido.

Elementos de Fundamentação da Clínica
Apresentar elementos fundamentais para uma clínica psicanalítica, a partir de uma visão crítica do ensino de Lacan, objetivando a clínica com crianças e adolescentes

Os Grandes Casos da Psicanálise
Frente aos novos paradigmas da clínica na contemporaneidade, tem por objetivo fazer um percurso na teoria e na clínica psicanalítica, com abordagem dos clássicos Hans, Dora, Homens dos Lobos e Ratos e Schereber, colocando em questão o diagnóstico diferencial entre Neurose, Psicose e Perversão.
Direção da Cura: Fundamentos Teóricos e Clínicos

Percorrer as referências teóricas e clínicas na obra de Freud e Lacan, sobretudo após a década de 60, articulando os conceitos de "cura", transferência, interpretação e o desejo do analista como função de operador da análise. Indicar as condições de análise, o início do tratamento e o percurso de uma análise, mais além dos efeitos terapêuticos. Na aposta da análise, é possível reescrever o destino do sintoma, como aquilo que se repete e não se pode dizer, recolhendo, nesse litoral, o saber fazer do analista na clínica e na transmissão.
Perversão: Fundamentos Teóricos e Clínicos
Introduzir a teoria de Freud e Lacan sobre a perversão. Discutir a distinção clínica entre traço de perversão nas estruturas clínicas e a perversão como estrutura. Refletir sobre o fenômeno perverso nos dias atuais. A “perversão generalizada” como efeito e o resultado da mercantilização dos objetos oferecidos para gozar.

O Corpo na Clínica dos Excessos - Optativa
Pensar a clínica a partir da hipótese que todo excesso no corpo são soluções sintomáticas que se caracterizam, de alguma forma, pela recusa à castração. E quanto mais a ciência avança com as modificações do corpo e das imagens, mais débeis e degradados são os ideais simbólicos. Neste sentido desenvolver estudo sobre os excessos do corpo em sua relação com o desenvolvimento do capitalismo contemporâneo, mas também com o discurso da ciência e suas aplicações tecnológicas. Freud inaugura seu discurso estabelecendo uma cisão entre corpo biológico/corpo psicanalítico, o que nos instiga até hoje, a extrair consequências fecundas para a atualidade da clínica psicanalítica. Quanto maior o movimento em direção ao contemporâneo, mais a experiência é marcada pela dimensão do excesso de gozo, em contraposição à possibilidade do saber lidar com ela
3 – Eixo Temático: Subjetividades Contemporâneas

Subjetividade & Contemporaneidade
Desenvolver estudo sobre as mudanças ocorridas na passagem da cultura moderna à cultura contemporânea e os efeitos daí decorrentes nas subjetividades, em especial na infância, com recorte para os chamados novos sintomas: depressão, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do pânico, dependência às drogas, anorexia, bulimia e fracasso escolar.

A Clínica das Toxicomanias
Transmitir fundamentos teórico-clínicos sobre uso, abuso e dependência de substâncias lícitas e ilícitas. Desenvolver aspectos gerais da clínica das toxicomanias e as especificidades do uso de drogas na infância e a adolescência. Relacionar as principais características da adolescência, destacando a particularidade do vínculo do sujeito com o objeto droga. Abordar a distinção entre fenômeno e estrutura, o estabelecimento do diagnóstico diferencial e sua importância na direção do tratamento.

4 – Eixo Temático: Conceitos Fundamentais

Os Quatro Conceitos Fundamentas da Psicanálise
Este curso visa apresentar a noção de sujeito e sua estrutura clínica a partir dos conceitos fundamentais da psicanálise: o inconsciente, a repetição, a transferência e a pulsão. Com isto, visa também colocar em evidência questões da clínica psicanalítica e alguns de seus impasses.

A Ética da Psicanálise
Apresentar a noção de ética na psicanálise com sua profunda diferença em relação à ética articulada à moral e ao Bem. Partindo do corte radical efetuado por Freud no campo da ética a partir da consideração da pulsão de morte, explorar as consequências teóricas e clínicas da conceituação de Lacan da ética como referida ao posicionamento do sujeito enquanto desejante, o que o conduz ao aforismo “não ceder sobre o seu desejo”.

Metapsicologia Psicanalítica
Apresentar as noções de inconsciente e pulsão enquanto conceitos específicos da teoria psicanalítica que pressupõem a linguagem e a ordem simbólica. Destacar os princípios fundamentais da teoria freudiana com relação a construção da sexualidade e da subjetividade na infância.

Introdução à Psicopatologia Psicanalítica
Apresentar e discutir as psicopatologias à luz da teoria psicanalítica nas diferentes estruturas. Conceituar a constituição do eu e do corpo da criança, imersa no simbólico, como função do corpo significante pertencente ao campo do Outro e o sujeito do inconsciente como efeito de linguagem. Articular a constituição subjetiva a partir do discurso do Outro e os sintomas do sujeito como resposta à entrada na ordem simbólica.

A Construção da Sexualidade
Apresentar a entrada da criança na diferença sexual e na sexualidade, como construção orientada pela economia de gozo do ser imerso no simbólico, na linguagem. Discutir a conceituação psicanalítica das sexualidades feminina e masculina.

Relações Precoces e o Feminino
Apresentar contextualização histórica, seguindo o rigor teórico-clínico das diferenças e aproximações entre Freud, os “pós-freudianos” e Lacan, a partir dos conceitos: sexualidade feminina, feminino, feminilidade, maternidade, objeto a, falo, a criança como objeto da perversão materna e o pai como função.

5 – Eixo Temático: Elementos de Fundamentação

Inteligência, Debilidade e Atraso Escolar
Oferecer elementos de compreensão sobre os diversos fatores que contribuem para a inteligência, debilidade e atraso escolar. Articular a relação fracasso escolar e sociedade contemporânea.

Psicanálise, Psiquiatria e Neurociências
Investigar os pontos de contato e afastamento entre as neurociências, a psiquiatria e a teoria e clínica psicanalítica. Realizar uma análise crítica das categorias nosológicas da psiquiatria atual, as articulações dela com as ciências do cérebro e o impacto das neurociências no imaginário social contemporâneo. Oferecer noções de farmacologia e dos princípios éticos que sustentam uma clínica com medicamentos, especialmente na faixa etária infanto-juvenil, pensando as possibilidades de articulação entre psicofarmacologia e psicanálise.

Metodologia da Pesquisa – Pesquisa Em Psicanálise
Desenvolver aspectos e métodos para o desenvolvimento de pesquisas. Apresentar os percursos para o desenvolvimento de pesquisas no campo psicanalítico, tanto no que envolve prática clínica e a metapsicologia que a embasa, quanto às contribuições deste campo à epistemologia.

6 – Eixo Temático: Saúde Mental (Optativa)

Psicanálise e Atenção Psicossocial
A partir de balizas da Reforma Psiquiátrica Brasileira e de fundamentos da psicanálise aplicada à clínica, esta cadeira objetiva discutir a articulação possível entre as duas áreas presentificadas há muitos anos pelo trabalho dos psicanalistas na rede de saúde mental. Para tanto, serão tratadas principalmente a aplicação da psicanálise a instituições e a noção de ‘prática entre vários.

Tópicos Clínicos em Saúde Mental
Articular a Psicanálise com o Campo da Saúde Mental priorizando a clínica do sujeito em suas diferentes manifestações. Interrogar o valor do diagnóstico clínico na interface entre os dois campos, considerando a prática institucional a partir da pluralidade de discursos que comporta. Promover reflexão acerca da aplicação da psicanálise às práticas institucionais, destacando a perspectiva ética que a define.
CORPO DOCENTE

André Luis de Oliveira Lopes
É psicanalista, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Pesquisa e Clínica em Psicanálise da UERJ, Mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires.

Alessandro Pereira dos Santos
É psicólogo e psicanalista. Doutor e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC - MG). Especialista em Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal. Coordenou do Curso de pós-graduação "Práticas Socioeducativas" pela PUC Minas. Estudioso dos temas: cidade, território, políticas públicas, segurança pública, assistência social, juventude, saúde, saúde mental, clínica, raça e psicanálise.

Auterives Maciel Júnior
É filósofo e psicanalista. Mestre em filosofia pela UERJ e Doutor em teoria psicanalítica pela UFRJ. Membro associado da SPID e pesquisador bolsista FUNADESP. Trabalha no programa de pós-graduação - mestrado e doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e no Departamento de Psicologia da PUC/RIO. Professor da SPID onde ministra cadeiras sobre ética. Leciona dois cursos sobre estudos da memória no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado em Memória, Linguagem e Sociedade da UESB. É autor dos livros Os Pré-Socráticos - A Invenção da Razão - Ed. Odysseus; O Todo-Aberto - Tempo e Subjetividade em Henri Bergson; Trauma e Ternura (org. e autor de capítulos), Ed. Arquimedes; A ética de Sándor Ferenczi - 7 letras e Duas Éticas em Questão: Cuidado de si e Práticas de liberdade em Ferenczi e Foucault, Paco Editorial.

Cristiana Carneiro
é psicanalista, Pós-doutorado pela Sorbonne - Paris Diderot (2018). Doutora pelo Instituto de Psicologia da UFRJ, Mestrado em Psicologia Clínica - PUC/RJ. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro vinculada à Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia. Coordena o NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas, www.nipiac.ufrj.br) e CLINP (Clínica Psicanalítica). Participa da Comissão Nacional da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira REDEJUBRA. Participa do grupo Psicanálise, Educação e Laço Social (LAPSE), RED INFEIES (Red Interuniversitária Internacional de Estudos e Investigações Psicanalíticas e Interdisciplinares em Infância e Instituições) da RUEPSY (Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos na Educação), Membro do GT da ANPEPP - Psicanálise e Educação e SMCA (Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes), Professora colaboradora do SEPAI.

Christiane da Mota Zeitoune
É psicanalista, Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Psicóloga do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, onde exerce atualmente a função de Coordenadora de Saúde Integral e Reinserção Social. Atuou como professora substituta da Universidade Federal Fluminense no período de 2011-2012.

Carla Almeida Capanema
É psicanalista, graduada em Psicologia (UFMG). Mestre e Doutora em Psicologia na área de Investigações Clínicas em Psicanálise (UFMG), com período de Estudos Aprofundados na Université Paris VIII (França). Pós-Doutora em Conceitos Fundamentais em Psicanálise (UFMG), com estágio no Hôpital de Jour Clos Bénard – Unité “adolescents” (Aubervilliers – França/2020). Professora convidada de cursos de pós-graduação, especialização e extensão. Autora do livro “Enlaces e Desenlaces na Adolescência” (2018), editora Scriptum.

Claudia Escórcio Gurgel do Amaral Pitanga
Psicóloga e Psicanalista. Doutora e Mestre em Pesquisa e Clínica Psicanalítica pela UERJ. É Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Projetos da Associação Fluminense de Reabilitação. É membro da Práxis Lacaniana/formação em escola. Tem interesse nos seguintes temas: Psicanálise com crianças; Psicanálise e Instituição; Psicanálise e Psicossomática; a Clínica da Psicose; Saúde e Deficiência. Possui artigos e capítulos de livros publicados. É coautora do livro "Escritas do corpo na psicose" (2020).

Denise Maurano
Mestre em Filosofia pela UGF e pela Univerité Paris 12. Doctorado em Filosofia pela PUC/RJ e Université Paris 12. Pos Doc em Literatura pela PUC/RJ e em Psicanalise pela Université de Nice. Psicanalista, Membro do Corpo Freudiano - Seção Rio de Janeiro. Autora de diversos livros e artigos.

Eduardo Gomes de Oliveira
E psicanalista, Mestre em História das Ciências e da Saúde (Fiocruz), Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Foi Coordenador de Saúde Mental de Valença e Armação de Búzios. Atualmente é Diretor Técnico do CAPS III Maria do Socorro Santos. Pesquisador da interface Psicanálise e Saúde Mental, Clínica das Psicoses, Ciência e Psicanálise.

Eduardo Ponte Brandão
É psicanalista, Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Psicólogo do Tribunal de Justiça – RJ. Professor de Psicologia Jurídica da Escola de Magistratura do Estado do RJ. Professor dos cursos de pós-graduação em Psicologia Jurídica e de graduação em Pedagogia da UCAM – AVM – Faculdade Integrada. Autor do livro “Nem Édipo, nem Barbárie: genealogia dos laços entre Aliança e Sexualidade” e Co-organizador do livro “Psicologia Jurídica no Brasil”.

Fernanda Samico
É Mestre e doutora em Psicanálise – Clínica e Pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora do livro Complexo de Édipo e Sexualidade pela editora Sinthoma. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e associada do Núcleo Vassouras da mesma Escola.

Fabio Malcher
É Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Professor Adjunto do IP/UFRJ. Professor Colaborador do PPGTP/UFRJ e Coordenador do Projeto de Extensão Circulando –UFRJ. Professor colaborador do SEPAI.

Fabian Fajnwaks
É psicanalista e Professor no Departamento de Psicanálise - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Possui mestrado em Psicanalise - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (1998) e doutorado em Psicologia clinica - Université de Rennes II (2003). Membro da ECF/EOL/AMP. Professor visitante no SEPAI.

Fernanda Queiroz de Paula
É psicóloga e psicanalítica, Mestre, Doutora e Pós-doc pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGTP/UFRJ. Docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA/FCMS-JF.Membro do Instituto Sephora de Ensino e Pesquisa de Orientação Lacaniana - ISEPOL.

Flavia Lana Garcia de Oliveira
É psicanalista, Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica - UFRJ. Pós-Doutorado no PPGTP-UFRJ. Professora Adjunta do IP/UFF. Especialização em Psicologia Clínica Institucional – Residência Hospitalar pelo HUPE-UERJ. Membro do Instituto Sephora de Ensino e Pesquisa de Orientação Lacaniana e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora colaboradora do SEPAI.

Flavia Chiapetta de Azevedo
É psicanalista, doutora em Teoria Psicanalítica, pela UFRJ, autora do livro “O lugar possível do analista na direção do tratamento com autistas!”, editora Jurua. Analista Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ.

Joana Souza
É psicanalista com Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Doutorado em Memória Social pela UNIRIO e em Psicologia Clínica pela Université Côte d’ Azur – (Nice, França). Diretora do Corpo Freudiano de Teresópolis.

Julia Reis S. Mendonça
É psicanalista, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Psicopedagoga (UERJ). Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM. Psicóloga Hospitalar do HUAP/UFF.

Julio Cesar Nicodemos
É psicanalista, Mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise -UERJ, com período de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Exerceu a função de coordenador da ERIJAD (Equipe de Referência Infanto-Juvenil para Ações de Atenção ao uso de Álcool e outras Drogas) de 2009 e 2015. Atualmente é supervisor clínico-institucional do CAPS-ad Alameda e do Programa de Redução de Danos de Niterói.

Katia Alvares de Carvalho Monteiro
É psicanalista, doutoranda pela Faculdade de Psicologia da Universidada de Buenos Aires. Mestre em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2011). Supervisora da Pesquisa "Circulando e traçando laços e parcerias: atendimento para jovens autistas e psicóticos em direção ao laço social"/ UFRJ.Fundadora e Coordenadora do Núcleo de Atenção Intensiva a Criança Autista e Psicótica - NAICAP/Instituto Philippe Pinel(IMPP)-RJ (1987-2004). Autora do livro "O autista e seus objetos" (2016) e Coorganizadora do Livro "Autismo e Psicose na Criança - Trajetórias clínicas" (2004).

Lucia Maria de Freitas Perez
É psicanalista, Mestre e Doutora em Psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria – IPUB/UFRJ. Professora Associada, nível 2, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Mestrado Profissional em Psicanálise e Politicas Publicas - UERJ. Membro fundador do Corpo Freudiano - Seção Rio de Janeiro. Coordenadora de Ensino do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro. Editora-Chefe da Revista Psicanálise &Barroco, em Revista; Coordenadora do Programa de Extensão UNIRIO/ProExc "Enredando saberes, impasses da prática", ao qual se vinculam os Projetos, também sob sua Coordenação, "Em nome do sujeito: encontros de psicanálise, educação, literatura e artes" e "Clinica da Subjetividade: a psicanálise nos cuidados em saúde". Professora Colaboradora do SEPAI.

Rosa Guedes
É psicanalista, mestre e doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado (PNPD/CAPES) pelo Programa Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (2014-2019). É membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) e Vice-presidente do Instituto Sephora de ensino e pesquisa de orientação lacaniana (ISEPOL). É editora associada da revistas aSEPHallus. Faz parte do Conselho Editorial e é parecerista para diferentes revistas científicas de psicanálise. Foi professora do Programa de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida/UVA (2020-2021) e professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Estácio de Sá (2002-2014).

Rita Manso
É professora Titular da UNIRIO e professora Associada da UERJ. Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Diretora do Instituto de Psicologia da UERJ (2012-2016) e Vice-diretora e Coordenadora do Curso de Psicologia do Instituto de Psicologia da UERJ (2008-2012). Membro permanente do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Psicanálise e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Psicanálise na UERJ. Professora colaboradora do SEPAI.

Rita Mendonça
É psicanalista, especialista em Psicanálise Clinica com reconhecido notório saber teórico e clínico (CF/EBMF/SEPAI). É autora de diversos artigos publicados em âmbito nacional e internacional. Professora e membro do Colegiado de Coordenação do SEPAI.

Rejane de Moura Nunes
É psicanalista, Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pela Universidade de Barcelona (UB), Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), É Preceptora da Residência Multiprofissional e Supervisora do Programa de Estágio em Saúde Mental do Instituto Municipal Philippe Pinel.

Rossano Cabral Lima
Médico Psiquiatra infantil, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, com período de doutorado no Instituto Max Planck de História das Ciências de Berlim (Alemanha). Professor do mestrado e doutorado do IMS/UERJ, onde também exerce atividade de direção.

Silvia Helena Tendlarz
Doutorado do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII, "Diplôme d'Etudes Supérieures Spécialisées en Psychologie Clinique et Pathologique" na Universidade de Rennes II, Haute Bretagne. Doutorado em Psicologia" na Universidade del Salvador, Buenos Aires. "Diplôme Supérieur de Recherche en Psychanalyse. Membro do Conselho da Escola de Orientação Lacaniana(EOL) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Membro da Ecole de la Cause Freudienne de Paris. " Professora do Instituto Clínico de Buenos Aires e do Mestrado em Psicanálise da U. Nacional de San Martín. Professora do Mestrado em Teoria Psicanalítica Lacaniana da U. Nacional de Córdoba. Autora de diversos livros, entre eles: As mulheres e seus gozos, De que sofrem as crianças e A quem o assassino mata? Possui várias publicações na Argentina, Espanha, França e Brasil. Professora visitante no SEPAI.

Sérgio Cwaigman Prestes
É psicanalista, Doutor em Psicologia pelo IP/UFRJ. Mestre em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Psicólogo clínico do CEATA (Centro de atenção ao adolescente) no município de Duque de Caxias.

Sônia Leite
É psicanalista, especializada em Clínica com crianças e adolescentes pelo IPUB/UFRJ. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/Rio. Professora Visitante e Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicanalise (2010-2017). Coordenadora do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Mental SES/UERJ(2013-2019) onde atuou também como supervisora e tutora. Membro do Colegiado e Coordenadora de Ensino do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção RJ. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental onde atua como Editora da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.

Thais Klein
É psicanalista, mestre e doutora em teoria psicanalítica (PPGTP-UFRJ), mestre e doutora em saúde coletiva (IMS-UERJ). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi, da Formação Freudiana (RJ) e do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clinica da Contemporaneidade (Nepecc-UFRJ).

Vivian Martins Ligeiro
É psicanalista, Doutora em psicanálise (UERJ) com período de doutorado na Université Paris VII- Diderot/ Unité de Formation et de recherche (UFR) d'études psychanalytiques (Paris- França). Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicanalista associada ao Corpo Freudiano - Rio de Janeiro.
DIAS E HORÁRIOS

Sábados: 3 a 4 sábados ao mês, das 10h00 às 12h30 e 14h00 às 16h30 On Line.
Recesso: previsto em partes de Julho, Dezembro e Janeiro.
Duração do Curso: 4 Semestres
INVESTIMENTO

INSCRIÇÃO – R$150,00 (cento e cinqüenta reais).

NÚMERO DE PARCELAS: 25

DATAS E VALORES:
30/31 a 05/mês - R$550,00, após esta data: R$ 657,21

POLÍTICA DE DESCONTOS
Em casos especiais, mediante preenchimento Ficha de Concessão de Desconto.

INSCRIÇÃO

Primeiro momento: realizar “pré-inscrição” em:  FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI!
Imediatamente será feito contato telefônico ou por WhatsApp, para esclarecimentos gerais.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Cópia do Diploma da Graduação ou declaração de conclusão, indicando que o diploma está em andamento;
Histórico Escolar da Graduação;
Curriculum Vitae;
Memorial;
Documento de identidade e CPF.
Comprovante de residência.

Memorial: máximo de duas páginas, contendo, preferencialmente os seguintes aspectos: atividades profissionais ou estágios realizados, quando realizados; Apresentação das razões que trazem o aluno ao Curso de Especialização, expectativas e objetivos;

OBS: Quando do valor parcelado, as parcelas do curso sofrem reajustes todo mês de fevereiro.
CORDENAÇÃO:

Pos Graduação:
A Coordenação É exercida por Colegiado que tem a seguinte composição:


Professores: André Luis de Oliveira Lopes, Rita Mendonça e Rosa Guedes
Corpo Discente: André Almeida, Marcos André Urso Lorenzetti e Jonatan Magella da Silva
Extensão: Glaucia Vianna, Nathalia Oliveira e Jairo Pinheiro da Silva
Coordenação Geral: Silas Cabral Bourguignon
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O SEPAI A FORMAÇÃO DE UM ANALISTA:

1- O que é o SEPAI?
Serviço de Psicanálise em Atenção a Infância e Família, criado no Hospital São Zacharias da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro em 2005. Oferece Cursos de Extensão e Pós-graduação em Psicanálise Clínica.

2- Que Cursos o SEPAI oferece?
• Pós-graduação em Saúde Mental;
• Pós-graduação com Crianças e Adolescentes;
• Pós-graduação em Transtornos Alimentares, Toxicomanias e o Corpo na Clínica dos Excessos;
• Cursos de Extensão

3- Qual a melhor Pós-Graduação em Psicanálise?
A melhor pós-graduação em psicanálise é aquela que associa uma formação teórica e clínica sólida à prática clínica, preparando o aluno para atuar de forma ética no cuidado com o sofrimento humano.

4- Qual o diferencial do SEPAI?
Tradição e tempo de transmissão, oferecendo não somente aulas teóricas e clínicas, mas também Jornadas Clínicas, Congressos e Cursos de Extensão de livre acesso ao aluno. Se você busca uma formação ampla, com suporte de professores doutores com experiência no Brasil e exterior, currículo rico e atualizado, o SEPAI é a escolha certa para a sua formação!

5- Quem pode fazer Pós em Psicanálise?
A pós-graduação é aberta a alunos de diferentes graduações que desejam se especializar na subjetividade e no cuidado com a saúde mental: Psicólogos, Médicos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Enfermeiros e outros profissionais que buscam entender melhor os processos psíquicos e acolher seus pacientes ou alunos de forma mais condizente.

6- Quanto ganha um Psicanalista? Não há nenhuma garantia de valor. Cada analista é único e traz seu percurso tanto teórico quanto clínico e demonstração do que faz em sua clínica em particular, ou seja, reconhecimento de seus pares. Além de tudo, cada caso é um caso, cada paciente com seu sintoma da ordem do particular, o que significa não haver um valor fixo para cada atendimento. Para cada paciente, um valor diferente.

7- Onde pode atuar um Psicanalista?
Em geral, o psicanalista pode trabalhar em Consultórios, Clínicas, CAPS, CAPSi, Hospitais, Escolas ou Instituições, além de poder dar aulas ou oferecer supervisão clínica.

8- Quem pode atender como Psicanalista?
No Brasil não há uma regulamentação que exija uma graduação específica ou registro em conselhos. Somente durante o percurso de formação, graduação ou pós-graduação o aluno poderá responder se vai ou não se autorizar para a Clínica. Um psicanalista se faz também, em especial, por sua análise pessoal, ou seja, se submeter a uma análise.

9- Quanto tempo dura uma Pós-Graduação em Psicanálise?
A duração de uma pós-graduação pode variar, mas geralmente os cursos têm uma duração entre 18 a 24 meses, dependendo do Curso e Instituição. O projeto acadêmico do SEPAI tem duração de quatro semestres.

10- Quem faz Curso de Psicanálise pode clinicar?
A decisão é pessoal. Não há regulamentação para o ofício de psicanalista. Somente durante o percurso de formação cada aluno em particular poderá responder se vai ou não se autorizar para a Clínica. Ou se fara uso dela apenas como uma referência.

11- É necessário um Psicanalista fazer análise?
Lembramos que um psicanalista se faz também, além da supervisão e formação, em especial, por sua análise pessoal, ou seja, se submeter a uma análise.

12- Qual é o Registro do Psicanalista?
A atividade de psicanalista não é regulamentada por um Conselho específico, como o CRP/CFP para psicólogos. Muitos se intitulam psicanalistas por não haver um registro obrigatório. O importante é ter uma formação solida, reconhecida, tradicional como a oferecida pelo SEPAI.

13- Qual área que o Psicanalista pode atuar?
O psicanalista pode atuar em diversos contextos, como Consultórios particulares, Clínicas de Saúde Mental, CAPS, Hospitais, Escolas, e até em empresas, oferecendo suporte para questões contingenciais emergentes. Os cursos do SEPAI têm por objetivo dar subsídios aos alunos para atuar em todas essas áreas.

14- É necessário ter diploma para ser Psicanalista?
Não é necessário ter um diploma para se tornar um psicanalista. A pós-graduação em psicanálise do SEPAI é uma excelente opção para obter uma solida aquisição de conhecimento teórico e clínico. Importante destacar a importância das escolas de Formação, essenciais no percurso dos que se pretendem analistas. Não são excludentes. Alunos em formação também fazem pós-graduação.

15- Qual a melhor Pós-Graduação em Psicanálise ON LINE?
A melhor pós-graduação em psicanálise ONLINE é aquela que oferece um currículo sólido, com professores experientes com rica formação no Brasil e exterior. No SEPAI temos um valioso corpo docente, reconhecido internacionalmente. Temos uma plataforma onde o aluno pode ter acesso as gravações das aulas em 24 horas, textos, teses e dissertações, PDFs, Cursos de extensão, filmes, com todo o suporte necessário para que você tenha uma formação consistente e atualizada.

16- Qual o valor de uma Pós Graduação em Psicanálise?
Vivemos um momento de ofertas onde o empresariado atua de forma a oferecer os mais variados valores. O SEPAI foi criado por psicanalistas e se mantem com recursos próprios. As parcelas variam podendo chegar a R$600,00 ou mais. Na realidade existe um mercado de ofertas. Importante analisar a tradição, histórico, reconhecimento, projeto acadêmico e diplomação do corpo docente.

17- Qual o valor de uma sessão de análise?
O valor de uma sessão de psicanálise pode variar bastante, dependendo da experiencia e percurso de formação de cada analista, instituição que trabalha e localidade, o que significa dizer valores os mais variados podendo, por exemplo, variar de R$ 70 e R$ 400.

18- O que o CRP diz sobre Psicanálise?
O Conselho Regional de Psicologia (CRP) não regulamenta a prática da psicanálise, mas reconhece que psicólogos podem utilizar a psicanálise como orientação em sua prática. No entanto, para atuar exclusivamente como psicanalista, não é necessário ser psicólogo, mas ter uma capacitação solida em uma escola de psicanálise e ou a realização de uma sólida e reconhecida pós-graduação.

19- Quem pode ser intitular psicanalista?
Qualquer pessoa pode se dizer psicanalista, mas precisa dar provas disto em sua clínica e a seus pares, o que significa dizer ter feito uma formação séria e reconhecida em uma das escolas de psicanálise e ou uma pós-graduação tal como a do SEPAI. O que não exclui supervisão, falar de sua clínica a um analista mais experiente, e análise pessoal.

20- Como saber se a pessoa é psicanalista?
Difícil questão. Com a proliferação de ofertas de cursos livres, graduação e pós-graduações em psicanálise muitos se intitulam psicanalistas sem o serem. Importante obter indicação de uma pessoa de sua confiança, verificar o percurso do analista, tempo de experiencia e percurso de formação. A tendência é que analistas estejam em um curso de formação ou tenham feito uma excelente pós-graduação em instituição reconhecida.

21- Existe carteira de Psicanalista?
Uma carteira de psicanalista nada garante como em qualquer área. Existe um registro no Ministério do Trabalho (CBO) com codificação de psicanalista.