|
SEPAI
Clínica e Pós Graduação em Psicanálise
IX JORNADA CLÍNICA
Data: 27 de Agosto e 03 de Setembro de 2022
IV CONGRESSO INTERNACIONAL
On-Line
CONTINGÊNCIAS, RESTOS E INVENÇÕES
CONFERENCISTAS
03.09.220 – 15h45 as 17h15 - Dr. Gilson Iannine
Professor do departamento de psicologia da UFMG e editor da coleção Obras incompletas de Sigmund Freud (ed. Autêntica). Psicanalista da EBP/AMP, professor de Psicanálise no Departamento de Psicologia da UFMG. É Doutor em filosofia (USP); mestre em Psicanálise (Paris 8). Foi professor de Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto. Autor de vários artigos e do livro “Estilo e verdade em Jacque Lacan” (Autentica).
Convidados Internacionais
27.08.22 – 11h00 as 12h30 - Dr. Fabian Fajnwaks
Doutor pela Universidade de Paris 8, psicanalista em Paris, professor do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Membro da Escola da Causa Freudiana da França é da EOL - Escola de Orientação Lacaniana, Argentina e da Associação Mundial de Psicanálise. Professor visitante no SEPAI.
03.09.22 –
11h00 as 12h30 - Dr. Jean Michel Vives
CONFERÊNCIA: Invenções e Bricolagens na Clínica do Autismo
Doutor pela Universidade Montpllier (França) é psicanalista em Toulon e professor de Psicologia Clínica e Psicopatologia na Universidade Côte d’Azur (França). Membro do movimento Insistance (Paris), autor de vários livros na França e Brasil.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Dr. Jésus Santiago -EBP/AMP
Mestre e doutor pela Universidade de Paris-8. Pós doutor pela UFRJ. Analista membro (AME) da Associação Mundial de Psicanálise/AMP e da Escola Brasileira de Psicanálise/EBP. Professor Aposentado da Universidade Federal de MG/UFMG. Autor de diversos
Dr. Marco Antonio Coutinho Jorge
Psiquiatra, professor do Instituto de Psicologia (UERJ). Psicanalista fundador e Diretor do Corpo Freudiano, Seção Rio de Janeiro. Membro da Associação de Psicanálise Insistance (Paris/Bruxelas). Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris). Autor de diversas obras e artigos publicados no Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, França, Itália e México, entre eles, a Serie Fundamentos da Psicanálise, 4 volumes (Zahar editora).
Dr. Leonardo Boff
Teólogo pela Universidade de Munique. Lecionou teologia sistemática a ecumênica por 20 anos no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Foi professor de filosofia da religião e de ética na UERJ. Professor visitante em várias universidades estrangeiras como em Basel, Heidelberg, Salamanca e Lisboa. Possui vários títulos de Dr. Honoris Causa e é portador do prêmio Nobel Alternativo da Paz de 2001 pelo Parlamento Sueco. É autor de diversos livros em várias áreas do conhecimento humanístico.
Dr. Jurandir Freire Costa
Psicanalista, Médico Psiquiatra, com Mestrado em Etnopsiquiatria na École Pratique des Hautes Études em Paris e Livre-docência aprovada com “Psicanálise e Contexto Cultural”. Professor Titular aposentado do Instituto de Medicina Social da UERJ e psiquiatra do Departamento de Psiquiatria da UERJ(desde 1994). Como escritor, possui obras de destaque, entre outras, Historia da Psiquiatria no Brasil – um corte ideológico ( Graal), Ordem Médica e Ordem Familiar (Graal), Violência e Psicanálise (Graal), Psicanálise e Contexto Cultural (Campus) e O Vestígio e a Aura (Garamond), Sem fraude nem favor (Garamond), A face e o verso (Escuta) e O ponto de vista do outro – figuras da ética na ficção de Graham Greene e Phillip k. Dick ( Garamond). Venceu em 1996 o Prêmio Jabuti - principal Prêmio Literário do Brasil - com o livro A Face e o Verso, na categoria de Ciências Humanas.
PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de agosto de 2022
9h00 as 9h30 – Abertura
Rita Mendonça e Silas Bourguignon
9h30 as 11h00 - Psicanálise e Atenção Psicossocial
Coordenação: Dr. Eduardo Gomes de Oliveira
Psicanalista, Mestre em História das Ciências e da Saúde (Fiocruz), Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Foi Coordenador de Saúde Mental de Valença e Armação de Búzios. Atualmente é Diretor Técnico do CAPS III Maria do Socorro Santos. Pesquisador da interface Psicanálise e Saúde Mental, Clínica das Psicoses, Ciência e Psicanálise. Professor do SEPAI.
Mesa: Escritas da Clínica: Psicanálise, Invenções e Atenção Psicossocial
Que condições para a clínica na atenção psicossocial?
Fernando Ribeiro Tenório
Psicanalista, Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, Supervisor do Caps Maria do Socorro (Rocinha), Professor da PUC-Rio.
Endereçar a “fala falhada” ao Outro: a invenção de um autista no Instagram
Andrea de Di Pietro Lewkovitch
Psicóloga. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Inclusão, Coordenadora e Psicóloga do Centro de Apoio Pedagógico e Psicológico do Centro Universitário de Valença (UNIFAA). Foi professora e como supervisora de estágio em atenção psicossocial e clínica psicanalítica com crianças e adolescentes Curso de Psicologia do Centro Universitário de Valença (UNIFAA). Tem experiência em CAPS e CAPSi.
Escrita e Invenção
Bruna Musacchio Guaraná
Psicóloga e Mestre em psicologia clínica pela PUC-RJ. Doutorado pelo Programa de Teoria
Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de doutoramento em Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis. Psicanalista co-coordenadora do Núcleo de Pesquisa Práticas da Letra da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-Rio) e associada ao ICP-RJ(Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro)
11h00 as12h30 - Conferência: “A contingência de saber fazer com o resto analítico”
Dr. Fabian Fajnwaks
Doutor pela Universidade de Paris 8, psicanalista em Paris, professor do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Membro da Escola da Causa Freudiana da França é da Escola de Orientação Lacaniana da Argentina e da Associação Mundial de Psicanálise. Professor visitante no SEPAI.
Anfitriã(ão)
Rita Mendonça, psicanalista professora membro do Colegiado do SEPAI.
Debatedor(a)
Dra. Carla Almeida Capanema, é psicanalista, graduada em Psicologia (UFMG). Mestre e Doutora em Psicologia na área de Investigações Clínicas em Psicanálise (UFMG), com período de Estudos Aprofundados na Université Paris VIII (França). Pós-Doutora em Conceitos Fundamentais em Psicanálise (UFMG), com estágio no Hôpital de Jour Clos Bénard – Unité “adolescents” (Aubervilliers – França/2020). Professora convidada de cursos de pós-graduação, especialização e extensão. Autora do livro “Enlaces e Desenlaces na Adolescência” (2018), editora Scriptum
12h30 as 14h00 – Intervalo
14h00 as 15h30 - Clínica da Neurose e Psicose
Coordenação: Dra. Lucia Perez e Dra. Rosa Guedes
NEUROSE E PSICOSE: DE QUAIS RESTOS E INVENÇÕES SE TRATA?
Mediação
Dra. Lucia Maria de Freitas Perez, psicanalista, Mestre e Doutora em Psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria – IPUB/UFRJ. Professora Associada, nível 2, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Mestrado Profissional em Psicanálise e Politicas Publicas - UERJ. Membro fundador do Corpo Freudiano - Seção Rio de Janeiro. Coordenadora de Ensino do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro. Professora Colaboradora do SEPAI.
“Inventar um corpo-território"
Sônia Leite
Psicanalista. Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Professora Visitante e Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicanálise (2010-2017). Coordenadora do Curso de Residência Multiprofissional (supervisora e tutora) em Saúde Mental SES/UERJ (2013-2019). Membro do Colegiado e Coordenadora da Secretaria de Cartéis do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, Seção RJ. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental onde atua como Editora Associada da Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental. Autora do livro Angústia da J. Zahar Editora e coautora da Coletânea Letras do Sintoma da Editora Contracapa. Professora do SEPAI
“Quando um aplicativo ocupa o lugar do Outro”
Rosa Guedes Lopes
Psicanalista. Mestrado e doutorado em Teoria Psicanalítica (PPGTP/UFRJ). Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade (Universidade Veiga de Almeida). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Vice-presidente do Instituto Sephora de ensino e pesquisa de orientação lacaniana. Professora do curso de Especialização em Psicanálise, Clínica e Cultura do Centro Universitário Celso Lisboa. Professora do curso de especialização SEPAI Clínica e Pós-graduação em Psicanálise. Editora associada da revista aSEPHallus de orientação lacaniana. Professorado SEPAI.
“A atualidade dos conceitos de alienação e separação para a abordagem das neuroses contemporâneas”
Flavia Lana Garcia de Oliveira
Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói). Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (UFRJ), com bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) (2018-2021). Membro do Instituto Sephora de Ensino e Pesquisa de Orientação Lacaniana (ISEPOL), da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) e do LAPSO - Laboratório de Psicanálise e Laço Social da UFF-Niteroi. Editora associada da revista aSEPHallus de orientação lacaniana.
15h30 as 15h45 - Intervalo
15h45 as 17h15 - Subjetividades Contemporâneas
Coordenação
Julio Cesar Nicodemos
Psicanalista, formado em Psicologia (UFF), residência em saúde mental pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Clínica e Pesquisa (UERJ) com doutorado sanduíche pela Universidade do Porto (Portugal). Atualmente é supervisor clínico-institucional na rede de atenção psicossocial e professor do SEPAI. Autor do livro Psicanálise, Redução de Danos e o Uso abusivo de drogas: estratégias possíveis diante do impossível, pela Editora CRV (2020). Professor do SEPAI.
Comentadora:
Prof. Dra. Thaís Klein
Psicanalista, doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e doutora em Teoria Psicanalítica (PPGTP/UFRJ). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sandor Ferenczi e do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC/UFRJ). Professora do SEPAI.
As fórmulas da sexuação e os seus restos: o que contar hoje?
Héder Bello
Doutorando pelo PPGTP pela UFRJ; Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ); Especialista em Psicanálise e Contemporaneidade: Trauma e Urgências Subjetivas (PUC-Rio); psicólogo (CRP 05/51594) pela UFF; Psicanalista membro participante do CPRJ. Foi consultor da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e um dos organizadores da publicação: Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs. Atualmente é coordenador do eixo de Psicologia e Laicidade do CRP-RJ.
A deriva fascista contemporânea
Prof. Dr. Antônio Márcio Ribeiro Teixeira
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Diplôme d'Études Approfondies pelo Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII, doutorado em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII (1996), pós-doutorado em filosofia pela USP (2009). Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais.
17h15 as 18h45 - Anatomia e seus Destinos
Mesa: O real a partilha dos sexos
Coordenação
Dra. Joana Souza e Dra Vivian Ligeiro
Debatedor
Dr. André Luis de Oliveira Lopes, psicanalista, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Pesquisa e Clínica em Psicanálise da UERJ, Mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do SEPAI.
Tornar-se mulher: o paradigma da feminilidade
Dra. Joana Souza
Psicanalista com Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Doutorado em Memória Social pela UNIRIO e em Psicologia Clínica pela Université Côte d’ Azur – (Nice, França). Diretora do Corpo Freudiano de Teresópolis. Professora do SEPAI
Do trágico na masculidade: algumas reflexões
Dr. Luciano Oliveira
Doutor em Psicologia pelas Universidades Côte d'Azur e Federal do Ceará (UFC). Psicólogo do Serviço de Saúde Mental do Hospital Universitário Waltet Cantídio - UFC.
Orlan, corpo, arte e real
Dra. Vivian Martins Ligeiro
Psicanalista, Doutora em psicanálise (UERJ) com período de doutorado na Université Paris VII- Diderot/ Unité de Formation et de recherche (UFR) d'études psychanalytiques (Paris- França). Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicanalista associada ao Corpo Freudiano - Rio de Janeiro. Professora do SEPAI.
Dia 03 de setembro de 2022
09h15 as 10h45 - Psicanálise e Artes
Mesa: Lacan e o Barroco
Coordenação
Denise Maurano Mello
Psicanalista, membro do Corpo Freudiano/Seção Rio de Janeiro, professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e no Centro de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais. Doutora em Filosofia pela universidade de Paris XII e PUC/RJ e Pós-doutorado em Letras, pela PUC/RJ. Autora, dentre outros livros, de Para que serve a psicanálise? e A transferência (ambos pela Zahar), Histeria: o princípio de tudo (Civilização Brasileira) e Torções: a psicanálise, o barroco e o Brasil (CRV). Edita o periódico eletrônico Psicanálise e Barroco em Revista (www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista). Professora colaboradora do SEPAI.
Participação Especial:
Marco Antonio Coutinho Jorge
Psiquiatra, professor do Instituto de Psicologia (UERJ). Psicanalista fundador e Diretor do Corpo Freudiano, Seção Rio de Janeiro. Membro da Associação de Psicanálise Insistance (Paris/Bruxelas). Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris). Autor de diversas obras e artigos publicados no Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, França, Itália e México, entre eles, a Serie Fundamentos da Psicanálise, 4 volumes (Zahar editora).
Debatedor Mediador:
Dra. Gloria Seidon
Psicanalista, artista visual. Doutora em psicologia clínica e em História social da cultura. Autora de A estética da erótica contemporânea, Poetização da cultura contemporânea 1 e de inúmeros artigos sobre psicanálise e estética.
10h45 as 11h00 - Intervalo
11h00 as 12h30 – Conferência: Jean Michel Vives –
Anfitriao(ã): Denise Maurano
Tradução: Cyro Marcos Silva, psicanalista, coordenador do Travessia Grupo de Estudos em Psicanálise em Juiz de Fora
O feminino e seus litorais – 14h00 as 15h30
Coordenação: Rita Mendonça
Psicanalista, professora e membro do Colegiado do SEPAI
Mesa: O Feminino, o Contingente e a Escrita do Sinthoma
A erotomania face a clínica universal do delírio
Dr. Jésus Santiago
Mestre e doutor pela Universidade de Paris-8. Pos doutor pela UFRJ. Analista membro (AME) da Associação Mundial de Psicanálise/AMP e da Escola Brasileira de Psicanálise/EBP. Professor Aposentado da Universidade Federal de MG/UFMG. Autor de diversos artigos e livros, entre eles, “A Droga do Toxicômano”.
Nos confins do bem-dizer
Dra. Maria Josefina Sota Fuentes
Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP/AMP). Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo(USP). Autora do livro As mulheres e seus nomes: Lacan e o feminino(Editora Scriptum -1992). Foi Presidente da Escola Brasileira de Psicanálise (2021-2022) e Secretária do Conselho Deliberativo da Escola Brasileira de Psicanálise (2020-2021). É sócia-fundadora do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade CLIN-a e integrante do corpo docente, onde é professora desde 2003.
15h45 as 17h15 - Conferência: A Psicanálise do século XXI
Dr. Gilson Iannini
Professor do departamento de psicologia da UFMG e editor da coleção Obras incompletas de Sigmund Freud (ed. Autêntica). Psicanalista da EBP/AMP, professor de Psicanálise no Departamento de Psicologia da UFMG. É Doutor em filosofia (USP); mestre em Psicanálise (Paris 8). Foi professor de Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto. Autor de vários artigos e do livro Estilo e verdade em Jacque Lacan(Autentica).
Anfitrião
Dr. Fabian Fajnwaks
Doutor pela Universidade de Paris 8, psicanalista em Paris, professor do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Membro da Escola da Causa Freudiana da França é da EOL - Escola de Orientação Lacaniana, Argentina e da Associação Mundial de Psicanálise. Professor visitante no SEPAI
17h15 as 17h30 - Intervalo
17h30 as 19h00
Mesa: Como tirar proveito do caos contemporâneo?
Anfitrião
Dr. Rossano Cabral Lima, médico Psiquiatra infantil, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, com período de doutorado no Instituto Max Planck de História das Ciências de Berlim (Alemanha). Professor do mestrado e doutorado do IMS/UERJ, onde também exerce atividade de direção. Professor do SEPAI.
Dr. Leonardo Boff
Teólogo pela Universidade de Munique e lecionou teologia sistemática a ecumênica por 20 anos no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Foi professor de filosofia da religião e de ética na UERJ. Professor visitante em várias universidades estrangeiras como em Basel, Heidelberg, Salamanca e Lisboa. Possui vários títulos de Dr. Honoris Causa e é portador do prêmio Nobel Alternativo da Paz de 2001 pelo Parlamento Sueco. É autor de dezenas de livros em várias áreas do conhecimento humanístico.
Dr. Jurandir Freire Costa
Psicanalista, Médico Psiquiatra, com Mestrado em Etnopsiquiatria na École Pratique des Hautes Études em Paris e Prof. Titular aposentado do Instituto de Medicina Social da UERJ. No ano de 1974, entrou para o Departamento de Psiquiatria da UERJ, e como professor no Instituto de Medicina Social - IMS. Como escritor, possui obras de destaque, entre outras, Historia da Psiquiatria no Brasil – um corte ideológico (Graal), Ordem Médica e Ordem Familiar (Graal), Violência e Psicanálise (Graal), Psicanálise e Contexto Cultural (Campus) e O Vestígio e a Aura (Garamond), Sem fraude nem favor (Garamond), A face e o verso (Escuta) e O ponto de vista do outro – figuras da ética na ficção de Graham Greene e Phillip k. Dick ( Garamond). Venceu em 1996 o Prêmio Jabuti - principal Prêmio Literário do Brasil - com o livro A Face e o Verso, na categoria de Ciências Humanas.
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Rita Mendonça e Silas Bourguignon
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA
Marcia Hassen
CERIMONIALISTA
Nathalia Colón
DIREÇÃO GERAL
Silas Cabral Bourguignon
Investimento R$ 150,00
Dados para deposito ou Pix:
SEPAI Instituto Sao Zacharias de Estudos e Pesquisas
Banco 033 Santander
Ag 4675
Cc: 13004151-5
CNPJ 16.758.896/0001-02 (chave do PIX)
Enviar comprovante de pagamento para sepai@uol.com.br ou
21981295518
E-mail: sepai@uol.com.br
Telefones: (21) 25714948/2244-2698 / 981295518/985787921(WhatsApp)
Rua da Quitanda, 3, sala 506, Centro, Rio de Janeiro
Psicanálise em Atenção à Infância e à Família: Clínica e Pós Graduação
www.sepai.com.br, E-mail: sepai@uol.com.br
Telefones: (21) 2244-2698 / 9.8578-7921
Rua da Quitanda, 3, sala 506, Centro
© All Rights Reserved SEPAI - Clínica e Pós Graduação em Psicanálise