|
XI JORNADA CLÍNICA
VI CONGRESSO INTERNACIONAL
“SEVERINA: VIDA E MORTE”
Segregação, o Real e a Clínica Psicanalítica
24 e 31 de AGOSTO de 2024
CONFERENCISTAS
24 de agosto de 2024
Romildo do Rego Barros - 11h00
31 de de Agosto
Andrea Guerra - 11h00
Gilson Iannini -
17h15
PROGRAMAÇÃO
Dia 24 de Agosto de 2024
8h50 – envio do link de acesso a plataforma Google Hangouts Meet
9h00 as 9h30 – abertura
Rita Mendonça e Silas Bourguignon
Eixo temático - Reviramentos do Feminino – 9h30 as 11h00
Coordenação: Denise Maurano - Um Chamado para o Real
Mestre em Filosofia pela UGF e pela Univerité Paris 12. Doutorado em Filosofia pela PUC/RJ e Université Paris 12. Pos Doutora em Literatura pela PUC/RJ e em Psicanalise pela Université de Nice. Psicanalista, Membro do Corpo Freudiano - Seção Rio de Janeiro. Autora de diversos livros e artigos. Professora do SEPAI.
Ana Suy -A escrita feminina
Psicanalista e escritora. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ, mestre em Psicologia Clínica pela UFPR, graduada em psicologia pela PUCPR. Autora de "a gente mira no amor e acerta na solidão", "não pise no meu vazio" e "as cabanas que o amor faz em nós"
Debatedora: Fernanda Samico
Doutora e Mestre em Psicanálise – Clínica e Pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicanalista membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e associada do Núcleo Vassouras da mesma Escola. Autora do livro Complexo de Édipo e Sexualidade pela editora Sinthoma.
11h00 as 12h30 - Conferência
Romildo do Rego Barros - Desagregar
Membro da EBP - Escola Brasileira de Psicanálise e da AMP/Associação Mundial de Psicanálise. Diplôme de Psychologue Clinicien pelo Institut de Formation de Psychologues Clinicien e DEA em Psychanalyse, ambos pela Universidade de Paris VII. Autor de “Obsessões e Compulsões - Uma neurose de futuro” (Ed. Civilização Brasileira e Co-autor de "Mães" (Ed. Subversos)
Anfitriã: Anfitriã: Rita Mendonça
É psicanalista, especialista em Psicanálise Clínica com reconhecido notório saber teórico e clínico (CF/EBMF/SEPAI). É autora de diversos artigos publicados em âmbito nacional e internacional. Professora e membro da coordenação cientificam deste evento e do Colegiado de Coordenação do SEPAI.
.
12h30 as 14h00 – Almoço - envio de novo link as 13h50
14h00 as 15h30 - Eixo temático - O Real, a Saúde Mental e a Clínica
Coordenação: Sonia Leite - Sobre o habitar e a clínica das (re)construções
Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/Rio.Membro do Colegiado e Coordenadora da Secretaria de Carteis do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção RJ. Editora Associada na Seção Literatura Arte e Cultura da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. Autora dos livros Angústia: Coleção Passo a Passo - Zahar Editora, Ensaios sobre Psicanálise e Instituições - Contracapa Ed.(2023), organizadora do livro Conversações sobre final de análise(Editora 7Letras-2023) e co-orientadora do livro Letras do Sintoma(Contracapa Editora). Professora do SEPAI.
Julio Cesar Nicodemos - O analista, a segregação e a morte severina: desafios atuais da Reforma Psiquiátrica Brasileira
Mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise pela UERJ, com período de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise. Exerceu a função de coordenador da ERIJAD (Equipe de Referência Infanto-Juvenil para Ações de Atenção ao uso de Álcool e outras Drogas) de 2009 e 2015. Trabalhou no Consultório na Rua na Cidade do Rio de Janeiro e foi supervisor clínico-institucional do CAPS AD Alameda. Professor do SEPAI.
Lucia Maria de Freitas Perez – O Real e a repetição na Clínica
Mestre e Doutora em Psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria – IPUB/UFRJ. Professora Associada, nível 2, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Mestrado Profissional em Psicanálise e Politicas Publicas - UERJ. Membro fundador do Corpo Freudiano - Seção Rio de Janeiro. Coordenadora de Ensino do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro. Editora-Chefe da Revista Psicanálise &Barroco, em Revista; Coordenadora do Programa de Extensão UNIRIO/ProExc "Enredando saberes, impasses da prática", ao qual se vinculam os Projetos, também sob sua Coordenação, "Em nome do sujeito: encontros de psicanálise, educação, literatura e artes" e "Clinica da Subjetividade: a psicanálise nos cuidados em saúde". Professora Colaboradora do SEPAI.
15h30 as 15h40 - Intervalo
15h40 as 17h10 - Eixo temático - Patriarcado e Feminicídio
Coordenação: Alessandro P. dos Santos
Doutor e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC – MG). Especialista em Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal. Coordenou o Curso de pós-graduação “Práticas Socioeducativas” pela PUC Minas. Estudioso dos temas: cidade, território, políticas públicas, segurança pública, assistência social, juventude, saúde, saúde mental, clínica, raça e psicanálise. Professor do SEPAI.
Jairo Carioca de Oliveira - O Grito silenciado: feminicídio como Sintoma do Patriarcado
Doutorando e Mestre em Educação Contemporânea e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Atua como Psicanalista desenvolvendo pesquisa na interface entre Psicanálise, Racismo, Feminismos Plurais e Estudos de Gênero. É coordenador do Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura. Membro da Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão (CPID) da UFRRJ. Poeta e Bolsista CAPES.
Joana Souza – O PL dos estupradores e o machismo a brasileira
Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Doutora em Memória Social pela UNIRIO e em Psicologia Clínica pela Université Côte d’ Azur – (Nice, França). Diretora do Corpo Freudiano de Teresópolis. Professora do SEPAI.
17h15 as 18h30 - Conferência
Silvia Helena Tendlarz - A quem o assassino mata?
Doutorado do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII, "Diplôme d'Etudes Supérieures Spécialisées en Psychologie Clinique et Pathologique" na Universidade de Rennes II, Haute Bretagne. Doutorado em Psicologia" na Universidade del Salvador, Buenos Aires. "Diplôme Supérieur de Recherche en Psychanalyse. Membro do Conselho da Escola de Orientação Lacaniana(EOL) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Membro da Ecole de la Cause Freudienne de Paris. " Professora do Instituto Clínico de Buenos Aires e do Mestrado em Psicanálise da U. Nacional de San Martín. Professora do Mestrado em Teoria Psicanalítica Lacaniana da U. Nacional de Córdoba. Autora de diversos livros, entre eles: As mulheres e seus gozos, De que sofrem as crianças e A quem o assassino mata? Possui várias publicações na Argentina, Espanha, França e Brasil. Professora visitante no SEPAI.
Anfitrião e tradução: Carlos Eduardo Leal
Mestre e Doutor em Psicologia Clínica/Psicanálise - PUC/RJ. Psicanalista, Escritor e Artista Plástico. Participou de inúmeras mostras individuais e coletivas no Brasil e em Portugal. Leciona na Pós-Graduação em Psicanálise da UNIACADEMIA/JF. Coordenador/Diretor do Veredas: Transmissão em Psicanálise (seminário de formação permanente em psicanálise).
Autor de Fragmenta, Ed. Revinter (poesia), A sede da mulher e de um homem, Edição do autor (poesia), O Nó Górdio, Ed. Cia de Freud (Romance), A Última Palavra, Ed. Rocco (Romance), O Céu da Amarelinha, E. Rocco (Romance), Ensaio sobre o Gênesis, Ed. Giostri (Ensaio / quase-romance), Um peixe chamado João (infantil, Ed. Livre Galeria), Espelho Partido, In Media Res Ed. (Romance), Histórias do sítio do meu avô (contos), Ed. Arte e Letra. Professor visitante no SEPAI.
Dia 31 de agosto de 2024
Envio do link de acesso a plataforma Google Hangouts Meet – 9h15
9h30 as 11h00 - Subjetividades Contemporâneas
Coordenação: Auterives Maciel - Direito à diferença e crítica da segregação na Psicanálise - A subjetivação da mudança
Filósofo e psicanalista. Mestre em filosofia - UERJ e Doutor em Teoria Psicanalítica - UFRJ. É professor de mestrado e doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e no Departamento de Psicologia da PUC/RIO. Membro associado da SPID onde ministra cadeiras sobre ética. Leciona no mestrado e doutorado em Memória, Linguagem e Sociedade da UESB. É autor dos livros Os Pré-Socráticos - A Invenção da Razão - Ed. Odysseus; O Todo-Aberto - Tempo e Subjetividade em Henri Bergson; Trauma e Ternura (org. e autor de capítulos), Ed. Arquimedes; A ética de Sándor Ferenczi - 7 letras e Duas Éticas em Questão: Cuidado de si e Práticas de liberdade em Ferenczi e Foucault, Paco Editorial. Professor do SEPAI.
Angela Coutinho - A psicanálise é obsoleta? Construção, desconstrução e invenção de si
Psicanalista, membro titular da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID), onde realiza sua formação permanente desde 1979. Graduação (1973), Mestrado (1976) e Doutorado (1995) em Psicologia Clínica pela PUC-RIO. Foi professora universitária de 1976 a 2002, coordenadora e professora (de 1977 a 2002) do CEPCOP na Universidade Santa Úrsula e atuou como professora convidada em 2007 e 2008 no programa de mestrado na França (Universidade de Brest). Tem inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e atualmente, além de atuar em consultório particular, é supervisora e coordena seminários na SPID.
Mario Bruno - O que resta entre uma subjetivação e uma dessubjetivação. Singularidades e linhas de fuga no contemporâneo
Doutor em Teoria Literária e em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Pós-Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor associado da UERJ, ex-professor da UFF. Graduado e Licenciado em Filosofia e em Letras pela UERJ. Autor de várias outras obras entre elas: Lacan e Deleuze. O trágico em duas faces do além do princípio do prazer. Ed Forense Universitária e Escrita, Literatura e Filosofia. Derrida, Barthes, Foucault e Deluze. Ed. Forense Universitária.
Conferência – 11h00 as 12h30
Psicanálise Severina - Andréa Maris Campos Guerra
Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ) com Estudos Aprofundados na Université de Rennes 2 (França). Psicanalista e Professora de Psicologia na UFMG, onde coordena o Núcleo @PSILACS. Coordenadora do Projeto Editorial Decolonização e Psicanálise com a Editora N-1, na qual publicou o livro: O sujeito suposto suspeito - A transferência no sul global.
Anfitriã: Rita Mendonça
É psicanalista, especialista em Psicanálise Clínica com reconhecido notório saber teórico e clínico (CF/EBMF/SEPAI). É autora de diversos artigos publicados em âmbito nacional e internacional. Professora e membro da coordenação cientifica deste evento e do Colegiado de Coordenação do SEPAI..
12h30 as 14h00 – Almoço - envio de novo link as 13h50
14h00 as 15h30 - Eixo Temático: Segregação e Racismo
Coordenação: Rita Mendonça - O que as guerras nos ensinam sobre o discurso que comanda a nossa época
“ Si vis pacem para bellum”
É psicanalista, especialista em Psicanálise Clínica com reconhecido notório saber teórico e clínico (CF/EBMF/SEPAI). É autora de diversos artigos publicados em âmbito nacional e internacional. Professora e membro do Colegiado de Coordenação do SEPAI.
Henri kaufmanner – “De tudo que não se vê”
Psiquiatra e psicanalista. Mestre e doutor em Psicologia em Estudos Psicanalíticos - Fafich/UFMG. Membro da EBP/AMP. Integra o corpo docente do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSMMG), onde foi diretor de seção clínica, coordenou núcleos de pesquisa e atualmente é um dos coordenadores do Ateliê de Pesquisa em Psicanálise e Segregação. Foi diretor técnico-administrativo do Hospital Galba Velloso e preceptor da residência em psiquiatria do Instituto Raul Soares (IRS), instituições da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, FHEMIG. Foi supervisor de equipes de saúde mental em Belo Horizonte e Contagem e no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ). Pratica a Psicanálise em Belo Horizonte. Publicou os livros: Lacan e a solução elegante na psicose e Os mortos vivos e a Psicanálise: dos zumbis aos arrebatados pela imagem.
Debatedore(s)
Abilio Ribeiro Alves
Psicanalista, Pós-Graduação em Clínica Psicanalítica pela PUC-RJ e coordenador do Projeto Língua Viva: Psicanálise e Literatura
Carlos Eduardo Leal
Mestre e Doutor em Psicologia Clínica/Psicanálise - PUC/RJ. Psicanalista, Escritor e Artista Plástico. Participou de inúmeras mostras individuais e coletivas no Brasil e em Portugal. Leciona na Pós-Graduação em Psicanálise da UNIACADEMIA/JF. Coordenador/Diretor do Veredas: Transmissão em Psicanálise (seminário de formação permanente em psicanálise).
Autor de Fragmenta, Ed. Revinter (poesia), A sede da mulher e de um homem, Edição do autor (poesia), O Nó Górdio, Ed. Cia de Freud (Romance), A Última Palavra, Ed. Rocco (Romance), O Céu da Amarelinha, Ed. Rocco (Romance), Ensaio sobre o Gênesis, Ed. Giostri (Ensaio / quase-romance), Um peixe chamado João (infantil, Ed. Livre Galeria), Espelho Partido, In Media Res Ed.(Romance), Histórias do sítio do meu avô (contos) Ed. Arte e Letra. Professor visitante no SEPAI.
15h30 as 15h45 - Intervalo
15h45 as 17h15 - Eixo temático: Sexo, Sexualidade e Sexuação
Coordenação: André Luis de Oliveira Lopes, psicanalista, doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Pesquisa e Clínica em Psicanálise da UERJ, Mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Professor e membro do Colegiado de Coordenação do SEPAI.
Heloisa Caldas - O Hum e o Houtro gozo
Mestre em Linguística - Letras/UFRJ e Doutora em Psicologia/UFRJ. Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise - EBP/AMP. Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise PGPSA/UERJ.
Sergio Prestes - O amor e o sexo em tempos de Cólera
É psicanalista, Doutor em Psicologia pelo IP/UFRJ. Mestre em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Psicólogo clínico do CEATA (Centro de atenção ao adolescente) no município de Duque de Caxias. Professor do SEPAI.
Conferência: 17h15 as 18h30
Dr. Gilson Iannini – Freud no século XXI
Doutor em filosofia (USP); Mestre em Psicanálise (Paris 8). Professor de psicanálise do departamento de psicologia da UFMG e editor da coleção Obras incompletas de Sigmund Freud (ed. Autêntica). Psicanalista da EBP/AMP. Foi professor de Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto. Autor de vários artigos e do livro Estilo e verdade em Jacques Lacan(Autentica).
Anfitrião: Dr. Fabio Malcher, psicanalista, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Professor e Vice-diretor do Instituto de Psicologia do IP/UFRJ. Professor Colaborador do PPGTP/UFRJ e Coordenador do Projeto de Extensão Circulando-UFRJ. Professor do SEPAI.
.
COORDENAÇÃO CIENTIFICA:
André Lopes
Rita Mendonça
Rosa Guedes Lopes
COORDENAÇÃO GERAL:
Silas Bourguignon
© All Rights Reserved SEPAI - Clínica e Pós Graduação em Psicanálise