SEPAI

Clínica e Pós Graduação em Psicanálise

 

X JORNADA CLÍNICA

V CONGRESSO INTERNACIONAL

 

“O I-MUNDO NA CIVILIZAÇÃO”

 

01 e 02 de setembro de 2023


 

Matrículas abertas!



CONFERENCISTAS

 

Dr. Marcelo Veras – 01 de setembro de 2022 - 17h30

A MORTE DE SI
Pré-lançamento do Livro Editora Cult

 

Dr. Fabian Fajnwaks – 02 de setembro 2023 - 11h00

UMA ÉTICA DE DESPOLUIÇÃO LACANIANA

 

Dr. Gilson Iannini – 2 de setembro de 2022 - 17h30

NEM UM MILÍMETRO

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

 

Dra. Andrea Guerra

Dr. Benilton Bezerra

Dra. Cristina Lindenmeyer

Dr. Mario Eduardo C. Pereira

Delegada de Polícia Sandra Ornellas

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 01 de setembro de 2023

 

Credenciamento: 9h15 – envio do link de entrada na sala as 9h00

 

Abertura – Rita Mendonça e Silas Bourguignon – 9h20 as 10h00

 

Feminicídio e Patriarcado10h00 as 11h00

Coordenação: Rita Manso, psicanalista, professora Titular da UNIRIO e professora Associada da UERJ. Pós-doutorado pelo Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Diretora do Instituto de Psicologia da UERJ (2012-2016) e Vice-diretora e Coordenadora do Curso de Psicologia do Instituto de Psicologia da UERJ (2008-2012). Membro permanente do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Psicanálise e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Psicanálise na UERJ. Professora colaboradora do SEPAI.

 

Sandra Ornellas, Delegada de Polícia, Professora de Direito Penal (UNESA 2002/2021)

Graduada em História e Direito pela UFF. Diretora do Departamento de Polícia Técnico- Científica da Polícia Civil(2016 a 2018); Subsecretaria de Política para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro(Janeiro a Julho de 2019). Diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher da Secretaria da Polícia Civil do Rio de Janeiro (2020 a 2022). Pós Graduada em Direito Penal Processual Penal (UNESA 2000/2001), Políticas Públicas (IUPERJ 2012) e Gênero e Direito (EMERJ 2016/2017). Mestrando do PPGDT/UFRRJ(Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) e Membro do Grupo de Pesquisas do IFF (Instituto Federal Fluminense) - Fatores de Risco de Feminicídio.

 

Transtornos Mentais na atualidade -11h00 as 12h30

Coordenação: Sonia Leite - "O mundo, o i-mundo e a proliferação dos transtornos na atualidade"

Psicanalista, esp. em Clínica com crianças e adolescentes(IPUB/UFRJ). Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC/Rio. Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ (2010-2017). Coordenou o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Mental SES/UERJ (2013-2019), onde atuou também como supervisora e tutora. Membro do Colegiado e Coordenadora da Secretaria de Carteis do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção RJ. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, onde atua como Editora Associada na Seção Literatura Arte e Cultura da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. Autora dos livros Angústia: Coleção Passo a Passo - Zahar Editora, Ensaios sobre Psicanálise e Instituições - Contracapa Ed.(2023), organizadora do livro Conversações sobre final de análise(Editora 7Letras-2023) e co-orientadora do livro Letras do Sintoma(Contracapa Editora). Professora do SEPAI.

 

Erimaldo Nicacio - A psicanálise na era dos transtornos

Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ, psicanalista membro do Tempo Freudiano, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ e do Mestrado profissional em atenção psicossocial do IPUB (MEPPSO-IPUB).

 

Mediação: Eduardo Gomes de Oliveira, é psicanalista, Mestre em História das Ciências e da Saúde (Fiocruz), Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Foi Coordenador de Saúde Mental de Valença e Armação de Búzios. Atualmente é Diretor Técnico do CAPS III Maria do Socorro Santos. Pesquisador da interface Psicanálise e Saúde Mental, Clínica das Psicoses, Ciência e Psicanálise. Professor do SEPAI.

 

12h30 as 14h00 – Almoço - envio de novo link as 13h50

 

Subjetividades Contemporâneas14h00 as 15h30

Coordenação: Denise Maurano O que podemos esperar?

 É psicanalista, mestrado e Doutorado em Filosofia - Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne (1999) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Pós-Doutorados em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e na Universidade de Nice Sophia Antipolis no LAPCOS- Laboraroire de Recherches en Psychologie et Antropologie (2017). É Membro do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise. Foi professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Editora da Revista Psicanálise e Barroco e autora de diversos artigo e livros. Professora do SEPAI.

 

Gloria Georgina Seddon - A ética da erótica contemporânea

Dra. em Psicologia Clínica e em História Social da Cultura pela PUC/RJ. Psicanalista associada ao Corpo Freudiano. Artista visual.

 

Mediador: Dr. Sérgio Cwaigman Prestes, psicanalista, Doutor em Psicologia pelo IP/UFRJ. Mestre em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Psicólogo clínico do CEATA (Centro de atenção ao adolescente) no município de Duque de Caxias.

 

Intervalo: 15h30 as 15h45

 

Construções sexuais e mais – 15h45 as17h15 - MESA ABERTA AO PÚBLICO

 

Coordenação: Julio Cesar Nicodemos, psicanalista, Mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise pela UERJ, com período de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Exerceu a função de coordenador da ERIJAD (Equipe de Referência Infanto-Juvenil para Ações de Atenção ao uso de Álcool e outras Drogas) de 2009 e 2015. Atualmente é supervisor clínico-institucional do CAPS-ad Alameda e do Programa de Redução de Danos de Niterói. Professor do SEPAI.

 

O que aprender com as transidentidades

Eduardo Leal Cunha, psicanalista. Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e Mestre em Teoria Psicanalítica (IP/UFRJ). Professor Titular do Dep. de Psicologia e do Prog de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador Associado do CRPMS (Centro de Pesquisas em Psicanálise, Medicina e Sociedade) da Université Paris - Cité. Foi Professor Visitante na Université de Paris VII - Diderot, na Universidade de los Andes (Bogotá, Colômbia) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ. Membro do EBEP - Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia e da Rede Interamericana de Pesquisas em Psicanálise e Política. Publicou “O político e o íntimo: subjetivação e política, do impeachment à pandemia” (Devires, 2021) e “O que aprender com as transidentidades: psicanálise, gênero e política”(Criação Humana, 2021).

 

Drielly Teixeira Lopes Silveira -“Em cantos subalternos: corpo e gênero na experiência de mulheres Trans PcDs”

Psicanalista em formação pela EPFCL(SP), psicóloga, mestra em Educação Sexual pela Unesp Araraquara. Doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG, membro do Laboratório de Psicanálise e Analise Social no contemporâneo (Psilacs/UFMG)

 

Intervalo: 17h15 as 17h30

 

Conferência - Dr. Marcelo Veras: A morte de si - 17h30 as 19h00

Médico Psiquiatra, DEA em Psicanálise na Universidade de Paris VIII, Doutor em Psicologia pela UFRJ. Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise - EBP onde foi Diretor Geral de 2013 a 2015. Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP. Coordenador do Psiu – UFBA. Autor dos livros “A Loucura entre nos(Contracapa), “Selfie, logo existo”(Corrupio) e Ruídos e Silêncios na vida confinada”(LDM).

 

Anfitriâ: Lucia Perez, psicanalista, Mestre e Doutora em Psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria – IPUB/UFRJ. Professora Associada, nível 2, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Mestrado Profissional em Psicanálise e Politicas Publicas - UERJ. Membro fundador do Corpo Freudiano - Seção Rio de Janeiro. Coordenadora de Ensino do Corpo Freudiano Seção Rio de Jeneiro. Editora-Chefe da Revista Psicanálise &Barroco, em Revista; Coordenadora do Programa de Extensão UNIRIO/ProExc "Enredando saberes, impasses da prática", ao qual se vinculam os Projetos, também sob sua Coordenação, "Em nome do sujeito: encontros de psicanálise, educação, literatura e artes" e "Clinica da Subjetividade: a psicanálise nos cuidados em saúde". Professora Colaboradora do SEPAI.

 

Debatedor: Dr. André Luis de Oliveira Lopes, psicanalista, doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Pesquisa e Clínica em Psicanálise da UERJ, Mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro da Escuela Freudiana de Buenos Aires. Professor do SEPAI.

 


Dia 02 de setembro de 2023

 

Envio do link de entrada na sala – 9h00

 

Eixo Temático: Destinos do feminino 09h15 as 10h45

Coordenação: Joana Souza - "O feminino em Freud: um anti-conceito"

É psicanalista com Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Doutorado em Memória Social pela UNIRIO e em Psicologia Clínica pela Université Côte d’ Azur – (Nice, França). Diretora do Corpo Freudiano de Teresópolis. Professora do SEPAI.

 

Cristina Lindenmeyer - “Quando os impasses do feminino encontram as tecnologias e biotecnologias

Psicanalista franco-brasileira ( APF. Associação de psicanálise França). Doutora em Psicopatologia Fundamental pela antiga Universidade Paris VII. Atualmente, Professora titular de psicopatologia clínica e psicanálise, UTRPP, da Université Sorbonne Paris Nord. Dirige o grupo de pesquisa interdisciplinar “Saúde, inteligências digital e artificial” do GDR do Centre Internet et Société du CNRS. Seus temas de pesquisa são: Teoria e Clínica do Corpo em psicanálise, o feminino, as compulsões na clínica das adições e as modificações epistemológicas e clínicas das novas tecnologias e biotecnologias. Autora no Brasil do livro « Os impasses do feminino »Rio de Janeiro, editora Contra Capa, 2023.  

Mediação:

Dra. Flavia Lana Garcia de Oliveira, Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica - UFRJ. Pós-Doutorado no PPGTP-UFRJ. Professora Adjunta do IP/UFF. Especialização em Psicologia Clínica Institucional – Residência Hospitalar pelo HUPE-UERJ. Membro do Instituto Sephora de Ensino e Pesquisa de Orientação Lacaniana e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora colaboradora do SEPAI.

 

Intervalo: 10h45 as 11h00

 

Conferência - Dr. Fabian Fajnwaks: “Uma ética de despoluição lacaniana” - 11h00 as 12h30

Professor no Departamento de Psicanálise - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Possui mestrado em Psicanálise - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (1998) e doutorado em Psicologia clinica - Université de Rennes II (2003). Membro da ECF/EOL/AMP. Professor visitante no SEPAI.

 

Anfitriao(ã): Dra. Carla Almeida Capanema, é psicanalista, graduada em Psicologia (UFMG). Mestre e Doutora em Psicologia na área de Investigações Clínicas em Psicanálise (UFMG), com período de Estudos Aprofundados na Université Paris VIII (França). Pós-doutorado em Conceitos Fundamentais em Psicanálise(UFMG), com atividade no Hôpital de Jour Clos Bénard – Unité “adolescents” (Aubervilliers – França/2020). Professora convidada de cursos de pós-graduação, especialização e extensão. Autora do livro “Enlaces e Desenlaces na Adolescência” (2018), editora Scriptum. Professora do SEPAI.

 

Mediação: Rita Mendonça – É psicanalista com reconhecido notório saber teórico e clínico. É autora de diversos artigos publicados em âmbito nacional e internacional. Professora e membro do Colegiado de Coordenação do SEPAI.

 

Almoço: 12h30 as 14h00 – envio de novo link as 13h50

 

Racismo e Segregação – 14h00 as 15h30

 

Coordenação: Rita Mendonça – Notas sobre o racismo moderno: o corpo - fascínio, a erosão do Outro e o supremacismo do universal.

É psicanalista com reconhecido notório saber teórico e clínico. É autora de diversos artigos publicados em âmbito nacional e internacional. Professora e membro do Colegiado de Coordenação do SEPAI.

 

Mediação - Carlos Eduardo Leal, doutor em Psicologia Clínica - PUC/RJ. Psicanalista, escritor com vários artigos e livros publicados e Artista Plástico. Diretor do Veredas: Transmissão em Psicanálise.

 

Andréa Maris Campos Guerra - Identidades descompletas

Psicanalista e professora no Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo @PSILACS (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ) com Estudos Aprofundados na Université de Rennes 2 (França). Professora visitante na França, Bélgica e Colômbia. Coordenadora do Projeto Editorial Decolonização e Psicanálise com a Editora N-1. Membra-fundadora da Rede RICA (Rede Internacional de Investigação em Psicanálise e Criminologia), do GT Psicanálise, Clínica e Política da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP), da Rede Interamericana de Pesquisa e Psicanálise e Política (REDIPPOL), da Rede Internacional Coletivo Amarrações e da Rede internacional UBUNTU - Psicanalise e  Decolonização. Autora de diversos livros e artigos.

 

Detatedor: Alessandro Pereira dos Santos, psicanalista, membro do coletivo “Ocupação Psicanalítica” da UFMG, doutor em Psicologia pela PUC Minas Gerais. Pesquisador das temáticas: raça, violência, criminalidade, clínica, cidade e território - PSILACS (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo.

 

Intervalo: 15h30 as 15h45

 

A Rede e a inteligência Artificial– 15h45 as 17h15

Coordenação Rossano Cabral Lima, Médico Psiquiatra infantil, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, com período de doutorado no Instituto Max Planck de História das Ciências de Berlim (Alemanha). Professor do mestrado e doutorado do IMS/UERJ, onde também exerce atividade de direção. Professor do SEPAI.

 

Benilton Bezerra -“Eu não sou eu, nem sou o outro, sou qualquer coisa de intermédio”:  a digitalização da vida e a experiência subjetiva

Psicanalista, com graduação em Direito e em Medicina, mestrado em Medicina Social(1982) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Trabalhou no Ministério da Saúde em vários hospitais na implantação da Reforma Psiquiátrica, na UERJ no Programa de Pos-Graduacao em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social. Membro do movimento Psicanalistas Unidos pela Democracia. Publicou “Freud e as neurociências” (Civilização Brasileira) e editou com Francisco Ortega, “Winnicott e seus interlocutores” (Relume-Dumará) entre outras publicações.   Tem experiência na área de Psicanálise, Psiquiatria e Saúde Coletiva, trabalhando com os seguintes temas: neurociências, psiquiatria e psicopatologia; psicanálise e cultura; teorias da subjetividade, história dos processos de subjetivação, ética e clínica em saúde mental.

 

Mario Eduardo C. Pereira - “Lacan e a cibernética”

Psicanalista e psiquiatra. Professor Titular de Psicopatologia Clínica pela Aix-Marseille Université (França). Livre-docente de Psicopatologia pelo Depto. de Psiquiatria da UNICAMP. Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Université Paris 7. Professor Adjunto do Depto. de Psiquiatria da UNICAMP, onde dirige o Laboratório de Psicopatologia – Sujeito e Singularidade (LaPSuS-UNICAMP). Professor do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ. Diretor da Seção de Epistemologia da Psicopatologia da Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental. Diretor do Corpo Freudiano – Núcleo São Paulo.

 

Intervalo: 17h15 as 17h30

 

Conferência: Dr. Gilson Iannini - “Nem um Milímetro” - 17h30 as 19h00

Doutor em filosofia (USP); Mestre em Psicanálise (Paris 8). Professor de psicanálise do departamento de psicologia da UFMG e editor da coleção Obras incompletas de Sigmund Freud (ed. Autêntica). Psicanalista da EBP/AMP. Foi professor de Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto. Autor de vários artigos e do livro Estilo e verdade em Jacques Lacan(Autentica).

 

Anfitrião: Dr. Fabio Malcher, psicanalista, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Professor e Vice-diretor do Instituto de Psicologia do IP/UFRJ. Professor Colaborador do PPGTP/UFRJ e Coordenador do Projeto de Extensão Circulando-UFRJ. Professor colaborador do SEPAI.

 


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Rita Mendonça
Silas Bourguignon

COORDENAÇÃO POR EIXO TEMÁTICO

 

Feminicídio e Patriarcado: Rita Manso

 

Transtornos Mentais na Atualidade: Sonia Leite

 

Subjetividades Contemporâneas: Denise Maurano

 

Construções Sexuais e Mais: Julio Cesar Nicodemos

 

Destinos do Feminino: Joana Souza

Racismo e Segregação: Rita Mendonça
 

A Rede e a Inteligência Artificial: Rossano Cabral Lima

 

 Direção Geral
Silas Bourguignon

Colegiado Docente SEPAI
Marcia Zucchi
Rita Mendonça
Rosa Guedes

Colegiado Discente
Marcelle Lemos
Nathalia Oliveira
Ronald Lopes
Rosane A. da Silva

Cerimonialistas
Luiza Scarpa
Nathalia de Oliveira

Coordenação Administrativa

Marcia Hassen


 


Investimento:R$150,00

Forma de pagamento: Pix CNPJ: 16758896/0001-02

DADOS PARA DEPOSITO

SEPAI Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas
Banco Santander - 033
Agencia: 4675
Conta: 13004151.5
CNPJ: 16758896/0001-02


IMPORTANTE: Solicitamos enviar comprovamente de deposito com seu nome completo para efetivação de sua inscrição.